Economia

Medo de reforma previdenciária provoca aumento de pedidos de aposentadoria no ES

Com medo das possíveis mudanças na Previdência e das indefinições políticas, mais capixabas estão procurando o Instituto Nacional de Seguridade Social para dar entrada no processo

Nos seis primeiros meses do ano, mais de 11 mil capixabas requereram a aposentadoria Foto: TV Vitória

As mudanças nas regras da aposentadoria e a possibilidade de novas alterações estão tirando o sono dos trabalhadores capixabas que já cumpriram os critérios para requerer a aposentadoria. 

A prova disso está nos números do Instituto Nacional de Seguridade Social no Estado: de janeiro a junho, 11,9 mil pessoas tiveram o benefício concedido, 12% a mais que no mesmo período de 2015.

Nesse grupo está Euda Batista. Aos 60 anos de idade, a funcionária pública não pensa em parar de trabalhar. Ainda assim, decidiu, este ano, dar entrada no processo de aposentadoria. “Contribuímos de forma compulsória para ter esse direito. Quando chega o momento de usufruir, encontra várias dificuldades”, afirmou Euda.

Para os especialistas, no entanto, as mudanças na concessão da aposentadoria –especialmente no que diz respeito à idade para habilitação – são uma tendência mundial. Apesar disso, alertam para o risco de se tomar uma decisão precipitada e acabar se prejudicando. 

“Há grandes possibilidades que essas pessoas com direito já adquirido não sejam impactados pelas mudanças na legislação previdenciária. Então é importante avaliar, consultar um especialista, fazer sua simulação de benefício, antes de se decidir”, avaliou o advogado previdenciário Daniel Borges Monteiro.

Pontos moeda