Economia

"Órfãos" do Uber, segmento de transporte executivo registra crescimento na Grande Vitória

O segmento de transporte executivo vem crescendo na Grande Vitória. As empresas, que funcionam independente do serviço de táxi, aparecem como opção para quem busca um transporte de alto padrão

Transporte executivo: serviço cresce no ES Foto: Divulgação

Mesmo sem um dos aplicativos de transporte de passageiros que gerou mais polêmica nos últimos meses, o Uber, Vitória está entre as capitais do país em que vê um negócio paralelo de transporte de pessoas crescendo mesmo diante da crise.

Somente em Vitória, cinco empresas de transporte executivo foram pesquisadas pela equipe de reportagem do jornal online Folha Vitória, e foi constatado um aumento de, pelo menos, 20% no número de passageiros. São pessoas que preferem um transporte executivo aos táxis convencionais.

Ainda sem muita divulgação, as empresas prometem oferecer veículos de alto padrão para transporte de passageiros seja qual for o destino, bem como oferece city tours, visitas guiadas, por pontos turísticos da Grande Vitória. Mesmo com os serviços, algumas empresas, sem revelar valores, afirmam que cobram taxa equivalente ou até 20% acima dos táxis.

“É claro que a taxa é um pouco elevada porque oferecemos um veículo com nível melhor, aceitamos pagamento com cartão de crédito, oferecemos motoristas bilíngues e um atendimento diferenciado. Já atendemos clientes dos Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Alemanha, e outros”, afirma o proprietário de uma empresa de transporte executivo de Vitória, Alisson Tose Corona.

Além de uma simples corrida, as empresas oferecem city tours e outros serviços dedicados a turistas. O empresário conta que mesmo com os desafio da economia brasileira, a perspectiva é que o setor tenha crescimento com a melhora no cenário. “O nosso setor acompanha muito a economia braisleira. Acredito que, de acordo com que a situação no Brasil for melhorando, nosso setor só tende a crescer”, completa Corona.

E o setor tem crescido, mesmo na crise, em outras parte do País. Em fevereiro de 2016, o principal aplicativo de transporte executivo, o Uber, anunciou que deve adicionar mais 50 mil motoristas em todo o Brasil. Mesmo sem perspectiva de vir a Vitória, o aplicativo informou ao jornal online Folha Vitória que não descarta a possibilidade de operar em terras capixabas.

O que eles dizem...

"Acredito que não seja mais seguro pois é um transporte executivo que pode gerar o mesmo problema que o táxi, á única diferença ao meu ver é que ele é mais ágil no seu serviço de transporte em comparação ao táxi, e parece ser mais em conta o preço da corrida. Por que não tem aquele processo do taxímetro ligado, onde os taxistas tiram vantagem na hora da cobrança. Deviso a esses fatores, o serviço uber consegue se destacar em relação ao serviço prestado pelos taxistas", Rodrigo de Souza Cruz, estudante, usuário de táxi.

"Não concordo com essa polêmica porque sou a favor do Uber. O aplicativo tem um ótimo serviço além de motoristas profissionais. Eles criaram uma ideia muito legal que cabe no bolso de qualquer pessoa, basta ter um cartão de crédito. Acho mais seguro porque a pessoa evita de ser enganada na hora da cobrança", Amanda Costa Martins, concierge, já usou o Uber.

"Acho que existe espaço para ambas as categorias, 'ubers' e taxistas, desde que com leis e regulamentação rígidas. A grande discussão hoje se dá devido ao momento econômico em que a categoria de taxistas enfrenta perda de clientes e ainda vê a concorrência aumentar com a chegada dos 'ubers'. Daí os protestos e discussões. Dentro de uma normalidade quem ganha é o consumidor que poderá optar pelo transporte que oferecer maior qualidade, conforto e o melhor preço", José Augusto Gomes, assistente de social, usuário dos dois tipos de transporte.

Pontos moeda