Economia

Crescimento de tráfego aéreo desacelera na Europa, após ataques

Redação Folha Vitória

Londres - O crescimento do tráfego de passageiros sofreu uma desaceleração no segundo trimestre na Europa, após ataques terroristas e com a expectativa de mais ventos contrários no restante do ano. Pesou também no resultado a confiança menor do consumidor, após o Reino Unido votar para sair da União Europeia. O crescimento do tráfego de passageiros na UE desacelerou para 4,8% no segundo trimestre, na comparação com igual período do ano passado, de um avanço de 8,2% no primeiro trimestre, disse nesta terça-feira o grupo de lobby de aeroportos ACI Europe.

Nos aeroportos do continente de fora da UE, o tráfego aéreo recuou em grande medida porque havia menos passageiros em aeroportos importantes como os de Rússia e Turquia. O número de passageiros apenas em junho caiu 6,9% no ano nos aeroportos de fora da UE, segundo a entidade.

O diretor-geral da ACI Europe, Olivier Jankovec, disse que essa tendência "preocupante" se deve ao terrorismo e à instabilidade geopolítica. Segundo ele, os números não refletem ainda o impacto completo do ataque terrorista no aeroporto Ataturk, de Istambul, e o fracassado golpe na Turquia. Por causa disso, Jankovec espera uma piora no desempenho no restante do ano.

A ACI Europe disse que também pesou o voto em junho pela saída do Reino Unido, o chamado Brexit, e a redução no número de passagens em promoção em várias companhias aéreas. Várias companhias norte-americanas anunciaram planos de cortes em seus serviços europeus. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda