Economia

IGP-DI de julho reforça expectativa de desaceleração da inflação, diz Bradesco

Redação Folha Vitória

- A queda de 0,39% na inflação de julho após a alta de 1,63% no mês anterior, segundo o Índice Geral de Preços ao Mercado Disponibilidade Interna (IGP-DI), reforça a expectativa do Departamento Econômico do Bradesco (Depec) em relação a uma desaceleração na média dos preços no decorrer do segundo semestre. A análise dos economistas da instituição consta do relatório distribuído a clientes na manhã desta segunda-feira, 8.

"O resultado ficou abaixo da nossa projeção e da mediana do mercado, de -0,15% e -0,18%, respectivamente, e foi bastante inferior à alta de 1,63% observada no mês anterior", escreveram os economistas do Bradesco. A deflação refletiu a queda de 2,01% do IPA agropecuário, que devolveu parte da elevação de 5,58% verificada em junho.

No mesmo sentido, o IPA industrial passou de alta de 0,71% para queda de 0,30% no período. "O INCC também registrou desaceleração importante, ao oscilar de 1,93% para 0,49%, diante da dissipação dos reajustes de mão de obra.

Em contrapartida, o IPC acelerou de 0,26% em junho para 0,37% no mês passado, diante da maior expansão em seis de seus oito grupos. Os dados reforçam nossa expectativa de desaceleração da inflação no segundo semestre, com menor pressão advinda dos preços de alimentos", disseram os analistas do Bradesco.

Pontos moeda