Economia

Mais de 27 mil toneladas de milho chegam ao Espírito Santo nesta terça-feira

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foram compradas 27,35 mil toneladas da Argentina em um investimento de US$ 5,521 milhões

Foto: Ana Carolina Monteiro

O primeiro navio com carregamento de milho comprado após a isenção da cobrança de ICMS (12%) chegou ao Espírito Santo nesta terça-feira (23).  A cerimônia aconteceu no Porto de Capuaba, em Vila Velha, e contou com a presença do governador Paulo Hartung.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), foram compradas 27,35 mil toneladas da Argentina em um investimento de US$ 5,521 milhões. 

A aquisição foi realizada pela Associação dos Avicultores e de Suinocultores do Espírito Santo (Aves/Ases). Ao todo, cerca de 60 produtores serão beneficiados.

Em maio deste ano, o Governador Paulo Hartung sancionou a isenção do ICMS sobre o produto importado após solicitação dos produtores capixabas, que vem sofrendo com a alta do preço do milho no mercado interna e com a ameaça do desabastecimento.

A previsão é de que o navio seja descarregado em aproximadamente cinco dias. Parte do milho será armazenada na Codesa para ser retirada em carreta pelos produtores. Toda essa operação pode durar mais de dez dias.

A carga comprada atende a quase 50% da demanda mensa por milho, considerando a avicultura e suinocultura capixabas, e deve alimentar os animais durante 15 dias. O produto será direcionado para dez municípios: Santa Maria de Jetibá, Vargem Alta, Castelo, Viana, Marechal Floriano, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Mucurici, Linhares e Jaguaré.

Nova compra 

A compra de uma nova carga com mais de 27 mil toneladas já está sendo negociada para o próximo mês, segundo Nélio Hand, diretor-executivo da Aves/Ases.

"Já foi fechada a compra de uma segunda carga de mais de 27 mil toneladas, com previsão de chegada no final de setembro. Estamos já realizando movimentações para a aquisição de uma nova carga  para o mês seguinte", conta o diretor.

Isenção

O Governo do Estado isentou a cobrança de ICMS (12%) do produto importando em maio deste ano. A ação atende aos pedidos dos produtores capixabas, que vêm sofrendo com a alta do preço do milho no mercado interna e com a ameaça do desabastecimento.

Pontos moeda