Economia

Ministro da Agricultura quer trazer acordo de todos os países visitados na Ásia

Redação Folha Vitória

Esteio - O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse neste domingo que espera trazer pelo menos um acordo comercial de cada país que visitará na missão do Brasil à Ásia, a ser chefiada por ele. Entre os dias 30 de agosto e 25 de setembro, um grupo de autoridades brasileiras e representantes do setor produtivo passará por China, Tailândia, Coreia do Sul, Vietnã, Myanmar, Malásia e Índia.

"A ideia é sempre provocar os mercados, estimulá-los, mostrar que temos muitos produtos para vender. Eu, como agricultor que sou, entendo que se você não plantar não colhe", disse na 39ª Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários), em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

Embora haja uma expectativa grande com relação à possibilidade de abertura de novos mercados para a carne bovina brasileira, Maggi ressaltou que o objetivo também é fomentar a venda de grãos e lácteos.

"Queremos inclusive estimular talvez algumas coisas que ainda somos incipientes, como por exemplo a maçã, que aqui no Rio Grande do Sul é muito importante. A ideia é consolidar aquilo no que somos bons, somos fortes, e abrir novos mercados", falou. "Espero que de cada um dos países que eu vá eu consiga trazer um acordo."

Maggi chegou ao Rio Grande do Sul ontem, dia 27, quando participou da abertura oficial da Expointer. Hoje, se reuniu com o ministro da Agroindústria da Argentina, Ricardo Buryaile, e com o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre. Depois, almoçou com lideranças do agronegócio gaúcho. A feira termina no dia 4 de setembro.

Pontos moeda