Economia

'Pente-fino' do INSS vai analisar os auxílios em setembro e as aposentadorias a partir de março

Os segurados serão convocados por carta. Os exames podem ser marcados para os sábados. O INSS espera reduzir em até 30% a despesa com a folha de pagamento dos benefícios por incapacidade

O INSS começa a reavaliação dos benefícios em setembro Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nas próximas semanas, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar a reavaliação da capacidade de trabalho dos cerca de 840 mil beneficiários que recebem o auxílio-doença há mais de dois anos, sem que tenha sido feito novos exames.

A convocação será por carta e os médicos peritos foram autorizados pelo governo a participarem de mutirões aos sábados. Também ficaram reservadas duas vagas na agenda diária de cada um dos 3.400 médicos peritos para a operação de pente-fino. Além disso, o INSS vai pagar um bônus de R$ 60 ao perito por reavaliação feita. 

A previsão da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) é que a fase de reavaliação dos benefícios de auxílio-doença termine em março de 2017, quando terá início a segunda fase, com a reavaliação das aposentadorias por invalidez concedidas por decisão judicial, pagas há mais de dois anos, e que ainda não foram reavaliadas pelo INSS. Estão livres da reavaliação os aposentados por invalidez com mais de 65 anos, independentemente do tipo de concessão.

O INSS espera reduzir em até 30% a despesa com a folha de pagamento dos benefícios por incapacidade. A revisão dos benefícios de dois em dois anos sempre esteve prevista em lei, porém, por problemas de estrutura e falta de médicos peritos, o INSS não fazia a as convocações períodicas de reavaliação.

Com informações do Portal R7

Pontos moeda