Economia

Preço do leite baixa, mas queijo e outros derivados continuam mais caros no ES

A pesquisa, realizada em dez redes de supermercado da Grande Vitória, apontou que os preços do leite estão em queda de quase 20%. Confira quais itens estão em queda

O leite apresentou uma queda de 20% Foto: Reprodução

O preço do leite começou a baixar nos últimos dias para a felicidade dos capixabas. Mas por outro lado, os derivados deste produto, como leite condensado e queijo muçarela, registraram alta.

A informação é do projeto Vigilantes dos Preços, da Faculdade Doctum de Vitória, e coordenado pelo professor Paulo Cezar Ribeiro.

"Esses produtos demoram mais para captar as variações, pois são derivados do leite. O leite é o primeiro item a subir e a baixar, os outros devem ter uma diminuição do preço no mês que vem. Aconselho que quem precisa comprar uma quantidade alta desses derivados a aguardar um pouco, pelo menos até o mês que vem, quando eles devem começar a diminuir", explica o professor e coordenador de extensão.

A pesquisa, realizada em dez redes de supermercado da Grande Vitória, apontou que os preços do leite estão em queda de quase 20%. O motivo seria o fim da entressafra, que estaria sendo antecipada para agosto.

Outro item também apresentou queda nos preços foi o queridinho dos brasileiros: o feijão preto, que registrou diminuição de 4% no valor. A batata inglesa, cenoura e cebola também apresentaram queda nas últimas semanas.

Já o arroz, ovo branco de galinha e o pó de café comum continuam em alta.

Confira a lista abaixo:

 Leite longa vida em caixa: preços em queda de quase 20%, parece que o fim da entressafra está sendo antecipada neste final de agosto, favorecendo  ao consumidor. O Preço médio está saindo por R$ 3,58 o litro e antes estava em R$ 4,45.

No entanto, os derivados do leite ainda registram alta: Leite integral em pó, 7%;  manteiga, 3%; leite condensado, 15% equeijo muçarela fatiado, 11%.

 Feijão preto: preços em queda média de 4%, no entanto o Arrozsegue tendência de alta, 8% em média. 

Outros itens com queda nos preços: Batata inglesa (-33%),Cenoura (-1%), Cebola (-15%)

Frutas populares em alta nos preços: banana prata (6,6%),Laranja pera (19%), limão branco (35%), mamão tipo papaia (45,5%) e maracujá (29,6%).

 Ovo branco de galinha, alta de 6% e pó de café comum, alta de 5,7% na semana! 

Pontos moeda