Economia

Desemprego bate recorde! Veja as profissões que sempre estão com vagas abertas no ES

Em apenas um ano, o Brasil perdeu 1,363 milhão de vagas com carteira assinada, segundo dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (30)

O País alcançou o patamar recorde de 12,024 milhões de desempregados no trimestre encerrado em agosto, dentro da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa um aumento de 36,6% em relação ao mesmo período de 2015, o equivalente a 3,220 milhões de pessoas a mais em busca de uma vaga. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30).

Para alguns cargos, não é necessário ter experiência Foto: Governo de São Paulo

Com a taxa de desemprego no país crescendo cada vez mais, muitos brasileiros buscam oportunidades de trabalho até fora da área em que é especializado ou tem experiência. Mas mesmo nesse período em quem o mercado está se fechando, existem aquelas portas que sempre estão abertas.

De acordo com a coordenadora de recursos humanos da Psico Store, Jeany Nascimento, existem profissões que, no Espírito Santo, sempre estão precisando de mais um empregado. “São vagas com muita rotatividade e que, mesmo com a crise, temos empresas buscando pessoas para trabalhar”, disse.

A primeira da lista, segundo a coordenadora, é a de vendedor. O motivo dessa demanda maior por esses profissionais é a dificuldade que a economia brasileira enfrenta. Como a população está economizando e apertando o orçamento, as vendas não estão sendo tão lucrativas como antes. 

“Por conta desse cenário, há muita demanda para vendedor. É um tipo de vaga que não é muito difícil de se encaixar, já que não tem grandes exigências, como escolaridade. É necessário apenas ter nível médio”, explicou Jeany.

Uma das vagas sempre em aberto é para operador de telemarketing Foto: ​Reprodução

Outra profissão que sempre tem uma oportunidade é para atendente de telemarketing. Normalmente as empresas que atuam nessa área precisam de muitos funcionários para conseguirem bater suas metas, mas o entra e sai nesses locais é grande. 

“Há uma rotatividade muito grande em empresas que trabalham com telemarketing. O motivo disso é que muitos entram ainda jovens e depois começam a estudar. Com isso, deixam o emprego para estagiar ou para alcançar outras oportunidades em novas áreas. Mas é uma vaga que normalmente não precisa ter experiência, apenas nível médio”, disse a coordenadora de RH. 

Além das duas profissões que foram citadas, há sempre uma vaga também para operador de produção, que foca na área industrial, e de repositor, que trabalha em estoque. “Essas são opções mais fáceis para o trabalhador que não tem curso superior conseguir se encaixar, pois também precisam apenas de nível médio”, contou.

Nível superior 

Ainda de acordo com Jeany Nascimento, há também muitas pessoas que possuem nível superior, mas não conseguem se encaixar no mercado de trabalho por não encontrarem vagas para sua especialidade. Com isso, para não ficarem desempregadas, acabam buscando outras oportunidades. 

“Temos visto algumas pessoas que possuem nível superior buscando essas vagas que citamos, por conta do cenário atual. As vagas mais estratégicas estão mais difíceis de serem alcançadas, o mercado está mais fechado”, destacou.

Oportunidades

O número de desempregados aumentou em 2 milhões de pessoas Foto: Divulgação

E para os capixabas que estão em busca de uma vaga para trabalhar, o Site Nacional de Empregos (Sine), divulga todos os dias oportunidades para cada região do Espírito Santo e do Brasil. Além disso, o jornal online Folha Vitória conta com o blog Empregos e Concursos, atualizado sempre os as propostas. Confira cada uma delas! 

Pontos moeda