Economia

Governo lança em Linhares programas para melhorar competitividade da indústria

No workshop, realizado em Linhares, foram explicados o Contrato de Competitividade, Programa de Incentivo ao Desenvolvimento e Programa de Extensão Industrial Exportadora

Programas do Governo do Estado visam gerar empregos no Norte do ES por meio do fortalecimento das indústrias Foto: TV Vitória

Nesta terça-feira (27), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) apresentou a empresários do setor industrial do Norte do Estado três programas do Governo para melhorar a competitividade na região. 

No workshop, realizado em Linhares, foram explicados o Contrato de Competitividade (Compete), Programa de Incentivo ao Desenvolvimento (Invest) e Programa de Extensão Industrial Exportadora (Peiex). 

O Compete é um instrumento de concessão de benefícios fiscais a setores produtivos locais, visando aumentar a competitividade das empresas estabelecidas no Estado em relação às similares de outras regiões do país.

O objetivo é garantir manutenção e criação de empregos, ocupação, renda e evolução na capacitação  profissional da população local, simultâneo à incrementação na capacidade industrial, tecnológica e comercial do setor.

Já o Invest foi criado para contribuir com a expansão, a modernização e a diversificação dos setores produtivos do ES, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes, a renovação tecnológica das estruturas produtivas, a otimização da atividade de importação de mercadorias e bens e o aumento da competitividade estadual.

E o Peiex, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Sedes e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), oferece às empresas um diagnóstico gratuito, apresentando soluções que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Pontos moeda