Economia

Greve em bancos já atinge vendas no comércio da Grande Vitória

Com os bancos fechados, cerca de 25% dos consumidores ficam sem poder fazer transações financeiras e,com isso, as compras estão sendo deixadas para depois

Segundo a Fecomércio, a queda nas vendas chega a 10%. Foto: Divulgação

A federação do Comércio Capixaba calcula uma queda de até 10% nas vendas de setembro por conta da greve dos bancários. Com a crise, a maré que já não estava boa agora deixa os estabelecimentos com o caixa praticamente vazio, quase sem nenhum dinheiro. Nesta quarta-feira, os bancários se reuniram para discutir a nova proposta da Federação dos Bancos, mas não houve acordo e a paralisação continua no Espírito Santo. 

De acordo com o diretor da Fecomércio, José Carlos Bergamim, os consumidores estão deixando de comprar por não conseguirem fazer saques.

“As pessoas deixam de ir ao banco e consequentemente deixam de ir ao comércio, não conseguem tirar um cheque, não conseguem sacar um crédito que ela possa ter lá e isso tudo vai sendo postergado” afirmou.

Com os bancos fechados, cerca de 25% dos consumidores ficam sem poder fazer transações financeiras. Segundo Bergamim, a situação é ainda mais grave no interior, onde o dinheiro “vivo” é a principal forma de pagamento. 

 “Essas cidades são menos tecnológicas, a população usa mais o relacionamento físico com o banco do que eletronicamente”.

Enquanto isso, segundo o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória, Carlos Antônio Marianeli, na capital do Estado, algumas lojas estão fechando as vendas na base da confiança.

“Nós temos operações que nós estamos propiciando aos clientes que normalmente são operações via cheque pré-datado, esse cliente normalmente pode vir a fazer uma operação conosco e fechar conosco e deixar para trazer os cheques posteriormente, ao término da greve”.

Pontos moeda