Economia

Irã vai defender reconquista de participação no mercado de petróleo em Argel

Redação Folha Vitória

Argel - O Irã está decidido a defender a reconquista de sua participação no mercado de petróleo quando se reunir com outros membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta semana para debater um possível congelamento da produção da commodity, afirmou hoje uma autoridade iraniana.

"Nossa posição não mudou", disse a autoridade, citando pressões políticas em Teerã contra qualquer acerto no sentido de limitar a produção.

A Opep e grandes produtores de petróleo de fora do grupo terão conversas informais na quarta-feira (28), em Argel, às margens de uma conferência internacional de energia, para discutir possíveis limites à produção. Os sauditas têm feito pressão para que o Irã congele sua produção em 3,6 milhões de barris por dia.

Atualmente, o Irã está produzindo entre 3,6 milhões e 3,7 milhões de barris por dia, mas pretende impulsionar esse resultado para mais de 4 milhões de barris diários, nível em que estava antes de o país se tornar alvo de sanções pelo Ocidente, em 2010, em função de seu programa nuclear. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda