Economia

Que tal viajar? Hospedagem para turista na Argentina ficará 21% mais barata

Segundo a Casa Rosada, estão incluídas no benefício as compras feitas por meio de agências de viagens. Uma das metas é desestimular o alojamento ilegal

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Buenos Aires - A hospedagem de estrangeiros na Argentina ficará 21% mais barata. Para conseguir ter direito à devolução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA, o correspondente ao ICMS brasileiro), regulação assinada nesta terça-feira, 27, pelo presidente Mauricio Macri, será preciso pagar com cartão de débito ou crédito emitido fora do país. O governo estima que a implementação do sistema dure dois meses.

Segundo a Casa Rosada, estão incluídas no benefício as compras feitas por meio de agências de viagens. Uma das metas é desestimular o alojamento ilegal. A emissora do cartão fica encarregada de concretizar a devolução.

Ampliação

A regulamentação para a devolução do imposto existia no país desde 2001 para bens, mas não havia sido feita para hotelaria, embora estivesse prevista na mesma lei. Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia são países que já adotam sistemas parecidos.

A recente valorização do real aumentou o poder aquisitivo dos brasileiros na Argentina. O governo argentino pretende atrair 120 mil turistas a mais no primeiro ano de implantação da nova disposição. Nos primeiro semestre, o número de turistas estrangeiros que visitaram a Argentina registrou queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda