Economia

Quer abrir seu próprio negócio? ES oferece 90 vagas em cursos gratuitos

As aulas terão início na próxima terça-feira (13), e as inscrições podem ser feitas até a próxima segunda (12). Cada candidato só pode optar por um curso

As vagas são para jovens que já tenham interesse em abrir o próprio negócio Foto: Divulgação

Três cursos de empreendedorismo chegam ao bairro Jardim Carapina, na Serra, uma das áreas atendidas pelo Programa Ocupação Social. A partir da próxima terça-feira (13), começam as aulas do Crescendo e Empreendendo, seguido pelo Virada da Comunidade e, por último, pelo Beleza Total.

As ações foram planejadas pelo Sebrae-ES para levar conhecimento sobre negócios aos moradores de áreas mais vulneráveis. Ao todo, 90 vagas foram disponibilizadas para a comunidade, de preferência aos jovens moradores da região que já tenham interesse em abrir uma empresa ou que já começaram a trabalhar com um negócio próprio.

“O objetivo do Sebrae é orientar os participantes sobre a importância de gerir bem os negócios e de enxergar melhor as oportunidades. Quando se há o interesse de ser dono do próprio negócio, é preciso entender o que é necessário ter e fazer para abrir a sua empresa ou se tornar um microempreendedor individual”, explicou o diretor de atendimento do Sebrae ES, Ruy Dias de Souza.

Atividades

O Crescendo e Empreendendo e o Virada da Comunidade fazem parte do projeto Comunidade Empreendedora, realizado em duas semanas pelo Sebrae. As inscrições para os dois cursos já estão abertas e acontecem na sede do CRAS/CAI de Jardim Carapina, na Serra, até a próxima segunda-feira (12). São 30 vagas disponíveis para cada curso. O CRAS/CAI fica na Rua Salvador, s/nº.

“Importante frisar que o candidato não precisa fazer os dois. Ele pode se inscrever em apenas um. Se ele ainda não sabe muito bem que empresa abrir, o Crescendo e Empreendendo pode ajudar pensar na ideia de negócio. Agora, se ele já tem um negócio em construção ou querendo desenvolver um, o melhor é o Virada da Comunidade”, ressaltou a subsecretaria de Ações Estratégicas, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), Gabriela Lacerda.
Na primeira semana, durante o Crescendo e Empreendendo, as aulas acontecem na terça (13), quarta (14) e quinta-feira (15), sempre de noite, na sede do CRAS/CAI. Esse projeto apresenta ao jovem o que é empreender, motivando-o a pensar melhor as ideias de negócio e, assim, a pôr em prática o plano de ter uma empresa.

O Virada da Comunidade acontece na semana seguinte, entre os dias 19 e 23 de setembro, no mesmo local e horário. Em cinco dias, o participante desse curso recebe um reforço maior no planejamento de construir um projeto próprio, desenvolvendo a ideia de negócio com orientações profissionais. Após passar por uma série de palestras e oficinas, ele tem a oportunidade de defender sua proposta de empresa a uma banca de jurados, no último dia do curso. A melhor ideia ganha uma vaga no curso Empretec, do Sebrae.

Nova etapa

Depois desses dois cursos, o Sebrae vai chegar em Jardim Carapina com o Beleza Total, durante duas segundas-feiras. As aulas acontecerão nos dias 26 de setembro e 03 de outubro, durante o período do dia, de manhã e de tarde.

As inscrições ainda serão abertas, com 30 vagas disponíveis, e também serão realizadas com a ajuda do CRAS/CAI de Jardim Carapina.
Com o Beleza Total, o Sebrae oferece um curso rápido de empreendedorismo na área de beleza e estética, associado a aulas práticas, por meio do Senac-ES, que levam novidades para quem já atua na área.

Parceria

Essas ações do Sebrae-ES são desenvolvidas em bairros do Programa Ocupação Social, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), visando levar conhecimento e oportunidade a região de alta vulnerabilidade social.

O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem áreas de alta vulnerabilidade social.

Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando. 

Pontos moeda