Economia

Acordo sobre petróleo pode trazer equilíbrio antes do esperado, diz AIE

Redação Folha Vitória

Istambul - Um acordo entre grandes produtores de petróleo para cortar a produção pode trazer o mercado ao equilíbrio antes do que se previa, mas persistem dúvidas significativas sobre como um pacto desses seria implementado e sobre seu impacto no longo prazo, afirmou hoje o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol.

Segundo Birol, que falou às margens de uma conferência de energia em Istambul, a AIE já havia previsto que o mercado de petróleo atingiria o equilíbrio no segundo semestre de 2017, mas um eventual acordo pode acelerar essa tendência.

Birol, no entanto, destacou incertezas sobre como eventuais cortes na produção serão viabilizados e os efeitos de aumentos nos preços para produtores de óleo de xisto dos EUA.

"Acho que todos precisamos ver essas duas questões quando acompanharmos as discussões dos próximos dias", comentou Birol.

No mês passado, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou um acordo preliminar para cortar sua produção, mas os detalhes finais ainda estão em discussão.

Birol também respondeu a críticas do Iraque de que dados sobre a produção do país publicados por fontes independentes, incluindo a própria AIE, estão incorretos e subavaliam o resultado verdadeiro.

"Se eles (os iraquianos) estão convencidos de que nossos números (estão imprecisos), ficaremos muito felizes de corrigi-los. Mas os números que estamos usando hoje são os números que os mercado todo está usando", disse Birol. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda