Economia

Cafeicultores debatem seca, cafés especiais e desafios do setor em Alegre

Participarão do encontro produtores, microempreendedores, estudantes, e servidores públicos de 13 municípios capixabas, além de cidades mineiras que compõem a região do Caparaó

Produtores do Caparaó participarão de evento para debater desafios da cafeicultura no Estado Foto: Divulgação

No próximo dia 21 de outubro, o município de Alegre receberá 450 produtores de café de mais de 50 comunidades espalhadas nas regiões do Caparaó e Matas de Minas para o VI Encontro de Cafeicultores. Este ano, o tema do encontro será os “desafios na produção de cafés especiais”. 

O evento, que acontecerá a partir das 8 horas no Campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), é uma iniciativa do Ifes - campus de Alegre, Caparaó Jr. e Samarco Mineração. 

Participarão do encontro produtores, microempreendedores, estudantes, e servidores públicos de Alegre, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Muqui e Mimoso do Sul, além de municípios mineiros que compõem a região. 

“Em muitas localidades ainda se encontram sistemas de produção antiquados, de pequena remuneração, baixa produtividade, sintomas de degradação dos recursos naturais solo e água, dentre outros. Os produtores mais vulneráveis têm alta dependência de assistência técnica. Deste modo, buscamos fortalecer a região através de conhecimento”, ressalta Eduardo Sudré Pereira, um dos organizadores do evento.

Um dos destaques do encontro será a palestra sobre produção de cafés especiais na região do Caparaó, com o pesquisador Aldemar Polonini Moreli, do Incaper. O evento contará também com uma mesa de cupping com cafés especiais da região e minicursos.

A estiagem também será um dos assuntos tratados no evento. com uma palestra do agricultor paranaense Pedro Diesel, também conhecido como o “Salvador de Nascentes”. Pedro desenvolve diversos projetos de proteção e recuperação de nascentes e já foi tema de reportagens em programas como Globo Rural e MGTV. 

Pontos moeda