Economia

Contagem regressiva! Municípios da Grande Vitória vão desligar transmissão analógica de TV

Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital, e, possivelmente, uma antena apropriada

Nos municípios da GV, o sinal será desligado no dia 25 de outubro Foto: Reprodução/ Ministério das Comunicações

O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União (DOU), uma lista de localidades que vão desligar a transmissão analógica de televisão em 2017. No Espírito Santo, o sinal será desligado no dia 25 de outubro nos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Clique aqui e veja a relação completa!

Entenda a mudança

A mudança do sinal analógico para o digital atende à disposição do governo federal de desligar a transmissão analógica em todo o país até 2018. A primeira cidade onde a mudança foi feita é Rio Verde, em Goiás, onde, desde a última terça-feira, o sinal já é totalmente digital. Brasília e outras cidades do Distrito Federal serão as próximas a passar pela transição.

Enquanto a TV analógica transmite áudio e vídeo, a TV digital transmite também informações de dados. Digitalizada, a televisão passa a fazer parte do ambiente de convergência, podendo se conectar a qualquer outra plataforma digital, como computadores ou celulares, podendo ser assistida a qualquer tempo, de qualquer lugar.

A TV digital oferece também a possibilidade da interatividade. Por permitir todos esses recursos, o padrão japonês foi o escolhido para servir de base à implementação da televisão digital no Brasil, que sofreu ajustes e modificações. O sistema utilizado no Brasil, fruto de parceria com o governo japonês, atualmente é adotado por 15 países da América Latina, Central e da África.

O sistema brasileiro de TV digital, o Isdb-Tb, é gratuito. Mas é preciso ter os equipamentos adequados para a recepção do sinal. É necessário ter uma antena digital e um conversor digital (necessários para quem tem televisores fabricados no Brasil antes de 2010), que podem ser acoplados à TV, ou uma TV com conversor integrado.

Com informações da Agência Brasil!

Pontos moeda