Economia

Veja quais os serviços que podem ser feitos nos bancos durante greve dos bancários

Saques, pagamentos, transferências e depósitos: saiba o que e como pode ser feito por vias alternativas durante o período da greve dos bancários

O caixa eletrônico pode facilitar a vida dos clientes durante a greve dos bancários Foto: Divulgação

A greve dos bancários está prestes a completar um mês e está causando diversos transtornos anos clientes dos bancos. Quem depende da agência para pagar contas, fazer depósito e saques pode se sentir perdido, sem saber onde realizar suas transações. 

O saque de benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, pode se transformar de solução a problema em tempos de paralisação dos bancos. É o caso de Aline Ribeiro Santiago. 

A jovem deixou a empresa onde trabalhava e não consegue sacar o FGTS para honrar seus compromissos financeiros. “Estou pagando juros de dívidas, como a do cartão de crédito, porque não consigo retirar os R$ 8 mil que tenho na Caixa”, explicou. 

De acordo com Aline, a atendente do banco informou que o dinheiro só poderá ser retirado de uma vez, na boca do caixa, mesmo com o Cartão do Cidadão. 

A assessoria da Caixa, no entanto, informou que é possível sacar o benefício nas lotéricas, correspondentes bancários e caixas eletrônicos, com um limite de R$ 1,5 mil. Para isso, é necessário a apresentação da carteira de identidade ou outro documento de identificação pessoal, o Cartão Cidadão e a senha.

Fora da agência

Confira alguns serviços que podem ser realizados nos canais bancários alternativos:

Saques - Desde que sejam respeitados os limites estipulados por cada instituição, os saques podem ser realizados pelos caixas eletrônicos dos bancos e da Rede 24h, casas lotéricas, agência dos Correios e correspondentes bancários.

Pagamentos - Se a conta não tiver vencido, o boleto pode ser pago por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são as casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados. 

Depósitos - Tanto em dinheiro quanto em cheque, os depósitos podem ser depositados via caixa eletrônico. Como as movimentações nos equipamentos têm horários pré-estabelecidos, operações realizadas após às 18 horas só serão compensadas no outro dia.

Transferências - Podem ser realizados por meio dos caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e operações bancárias por telefone. Caso a transação seja entre bancos diferentes, é importante ter em mãos o CPF ou CNPJ do recebedor, bem como o número do banco.

Pontos moeda