Economia

Comércio de Ubu, em Anchieta, apresenta melhora após fechamento da Samarco

Comerciantes do balneário de Anchieta afirmam que o movimento de turistas neste verão tem sido muito maior em comparação ao mesmo período do ano passado

Segundo comerciantes, movimento de turistas em Ubu aumentou muito neste verão, o que tem ajudado o comércio local a se recuperar Foto: Reprodução

Após amargar um grande prejuízo entre o final de 2015 e início de 2016 com a suspensão das atividades da mineradora Samarco, o comércio de Ubu, balneário de Anchieta, começa a dar sinais de melhora. Comerciantes da região afirmam que o movimento de turistas neste verão tem sido muito maior em comparação ao mesmo período do ano passado, o que tem impactado significativamente na atividade comercial.

O comerciante Wesley Alves da Silva, dono de uma mercearia e açougue no balneário, disse que não chegou a mensurar o crescimento das vendas no verão deste ano, mas garante que é visível a melhora do setor.

"Multiplicou o número de turistas na região, o que impactou também na questão das vendas. Com certeza estamos vendendo muito mais neste ano, em relação ao ano passado. Mesmo não tendo festas em Ubu, o movimento aqui está muito bom e a expectativa é melhorar ainda mais no Carnaval", destacou.

Segundo ele, com a possível retomada das atividades da Samarco, a tendência é de que as vendas do comércio local cresçam ainda mais. "Quando a Samarco parou de operar, a situação do comércio em Ubu ficou muito difícil, muita gente teve que fechar suas lojas. Este ano, o movimento melhorou, mas ainda está longe de ser como era antes. Caso a Samarco volte a operar, certamente teremos um crescimento nas vendas muito maior no ano que vem", frisou.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Anchieta, que informou que a atual administração ainda não tem dados oficiais referentes ao movimento de turistas no município e à arrecadação da prefeitura proveniente da movimentação do comércio local.

Pontos moeda