Economia

Parque Tecnológico de Vitória pode gerar 16 mil empregos em 20 anos, aponta estudo

O Parque Tecnológico será construído em Goiabeiras, Vitória, e a Prefeitura já deu início aos trâmites para a implantação de um Centro de Inovação no local

O Parque Tecnológico de Vitória pode gerar até 16 mil oportunidades em 20 anos, de acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV). Mas os números são apenas projeções de um estudo feito pela Fundação Certi, que será discutido em seminário na próxima sexta-feira (20).

Ainda segundo as projeções, em 8 anos cerca de 4.500 oportunidades podem ser ofertadas Foto: Divulgação

O estudo, coordenado por Leandro Carioni, avaliou características econômicas, viabilidade do projeto e analisou impactos no ecossistema. Carioni é diretor do Parque Tecnológico de Florianópolis e vai compor a mesa de debates do seminário "O Parque Tecnológico de Vitória: importante para Vitória, importante para você".

Ainda segundo as projeções, em 8 anos cerca de 4.500 oportunidades podem ser ofertadas. O Parque Tecnológico será construído em Goiabeiras, Vitória, e a Prefeitura já deu início aos trâmites para a implantação de um Centro de Inovação no local.

O espaço será voltado para empresas da base tecnológica, como laboratórios de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, incubadoras e empresas de software. 

De acordo o presidente da CDV, José Vicente Pimentel, a ideia é fazer novas pesquisas para atrair investidores capazes de se unirem ao projeto.

O projeto do Parque Tecnológico de Vitória foi divulgado Foto: Divulgação

Entenda

Os Parques Tecnológicos abrigam empresas, instituições e empreendedores em um espaço dedicado à produção de produtos e serviços inovadores, de elevados conteúdos tecnológicos e altos valores agregados. Estes negócios, gerados a partir 
de incorporação de conhecimentos e da experimentação, da capacitação técnica, viabilizam o surgimento de novos empreendimentos.

As empresas adquirem condições para acessar mercados e alavancar suas vendas, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso dos negócios.

O funcionamento de um Parque Tecnológico conta sempre com a participação das universidades e das empresas de tecnologia da cidade e de outros locais, na medida em que facilita a existência de programas de cooperação em torno de 
objetivos comuns. 

Seminário 

O seminário "O Parque Tecnológico de Vitória: importante para Vitória, importante para você" acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 8h30, no auditório da faculdade Multivix, em Goiabeiras.

O objetivo é profundar o debate e esclarecer todas as dúvidas dos cidadãos sobre o projeto.

Participam do evento o palestrante o diretor do Parque Tecnológico de Florianópolis, Leandro Carioni, o presidente da CDV, José Vicente Pimentel, a titular da Sedec, Lenise Loureiro, o presidente do Sindinfo, Luciano Raizer, o professor Álvaro Abreu, o vereador Denninho e o representante do Ifes Renato Tanure.

Pontos moeda