Economia

Companhia aérea garante tarifas mais baratas para quem não despachar bagagem

A empresa informou ainda que, quando a resolução da ANAC entrar em vigor, no dia 14 de março, o peso limite da bagagem de mão passará de 5 para 10 quilos

Enquanto não entra em vigor a resolução, a companhia treina as equipes e trabalha para adequar os processos Foto: Divulgação

Quem optar por não despachar bagagens pode obter vantagens na hora de viajar. Algumas empresas, como a companhia GOL Linhas Aéreas Inteligentes já anunciaram que haverá classe tarifária mais barata para essa modalidade. Além disso, a empresa também diz que manterá a opção de despachar para quem preferir continuar com o benefício ao adquirir o bilhete.

“Quando a medida que permite a franquia de bagagens entrar em vigor, ela intensificará a concorrência entre as companhias aéreas brasileiras, beneficiando os consumidores. A exemplo do que aconteceu após a liberdade tarifária das passagens aéreas, em 2001, permitindo a queda no preço das tarifas e, consequentemente, a democratização do setor aéreo no país”, explica Paulo Kakinoff, presidente da GOL.

“Portanto, o cliente que não quer ou não precisa despachar suas malas, não pagará mais por esse serviço, como acontece hoje”, ressalta.

Será um modelo muito simples e os clientes não terão dificuldades para identificar as tarifas mais baratas sem o despacho de bagagens. Aqueles que escolherem essas tarifas terão ainda a opção de adquirir a franquia, que será calculada por volume despachado. Os valores da unidade, que ainda serão definidos, irão crescer de acordo com a quantidade de malas. A primeira será mais barata que a segunda, que será mais barata do que a terceira e assim por diante. 

Esse serviço pode ser adquirido em todos os canais de atendimento da GOL (app, site, totem, central de atendimento, balcão) e vai ter preços especiais para aquisição prévia (antes do check-in) e no autoatendimento. Clientes Smiles terão condições diferenciadas, assim como aqueles que optarem por outras classes de tarifas que já vão incluir a bagagem. Nos voos internacionais, os clientes GOL Premium também terão vantagens.

Nesse momento, a companhia trabalha para adequar seus processos e sistemas a essa classe tarifária e treinar suas equipes. Ela explicou que a data da implementação e mais detalhes do novo modelo serão anunciados em breve. 

A empresa informou ainda que, quando a resolução da ANAC entrar em vigor, no dia 14 de março, o peso limite da bagagem de mão passará de 5 para 10 quilos.

Pontos moeda