Economia

Intenção de consumo em Vitória atinge menor nível da história do índice

O índice registrou queda de 6,9% em relação a abril, atingindo 46,9 pontos. Na comparação com o mês de maio de 2016, o recuo foi de 23,6%

O índice de ICF varia de 0 a 200 pontos, e nesse parâmetro, 0 significa insatisfação total e 200 significa satisfação total em consumir Foto: ​Divulgação

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), voltou a cair em maio. O índice registrou queda de 6,9% em relação a abril, atingindo 46,9 pontos. Na comparação com o mês de maio de 2016, o recuo foi de 23,6%.

O índice de ICF varia de 0 a 200 pontos, e nesse parâmetro, 0 significa insatisfação total e 200 significa satisfação total em consumir. Desde março de 2015, o índice se encontra no patamar de insatisfação, abaixo de 100 pontos, mas em maio atingiu o menor nível da história do índice, iniciada em 2010.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o resultado de maio derivou, principalmente, de uma piora da avaliação das perspectivas profissionais e renda atual. “O que se pode observar é que o consumidor parece estar num nível de consumo tal que as incertezas em relação ao futuro dificultam a elevar novamente o patamar de consumo”, comenta Sepulcri.

Subíndice

A maior parte dos componentes apresentaram variações negativas no mês de maio em relação ao anterior. As exceções foram a avaliação sobre a perspectiva de consumo, que cresceu 6%, e sobre o momento para compra de bens duráveis, que cresceu 4,4%. O que mais influenciou negativamente o índice geral foi a avaliação sobre a perspectiva profissional, que caiu 33,4% em relação a abril, marcando 22,4 pontos.

Apesar de estar no nível de insatisfação, a avaliação sobre o emprego atual é o componente que possui a melhor avaliação entre todos os pesquisados, com 97,1 pontos. Na comparação do mês de maio contra abril o indicador apresentou uma queda de 1,6% mas, em relação a maio do ano passado, cresceu 8,1%.

Consumo 

A avaliação sobre o Nível de Consumo Atual apresentou recuo na passagem de abril para maio na ordem 1,7%, registrando 31 pontos, o que significa maior insatisfação em termos de consumo.

Já as Perspectivas de Consumo para os próximos seis meses mostrou crescimento de 6% em maio relação a abril, mas um recuo de 26,5% em relação a maio de 2016. O componente está com 32,6 pontos.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Vitória, João Elvécio Faé, comenta que a falta de investimentos e a estagnação no crescimento do comércio, indústria e demais setores são os principais motivos para lentidão na recuperação econômica do país. “É preciso resolver a crise política que se instalou em Brasília para que os investidores, que vem de fora do país, sintam segurança novamente”, finaliza Faé.

Pontos moeda