Economia

Fábrica de biodiesel deverá ser instalada no município de Aracruz

A unidade deverá ser implantada em Barra do Sahy. Ao todo, 450 milhões deverão ser investidos no projeto

Cerca de 22 milhões de litros devem ser produzidos  no ES Foto: Divulgação

Uma fábrica de biodiesel deverá ser instalada em Barra do Riacho, no município de Aracruz. Na solenidade para a assinatura de Ordem de Serviço para a revitalização da rodovia ES 010, em Barra do Sahy, o governador Paulo Hartung havia afirmado que em breve a Fibria apresentaria grande novidade para o município. 

De acordo com o jornal A Folha do Litoral,  Paulo Hartung, atendendo solicitação do deputado e presidente da Assembleia, Erick Musso, autorizou a concessão de benefício fiscal na importação de equipamentos e insumos para a empresa. O investimento é de R$ 450 milhões.

Além deste incentivo, o Iema concedeu a Licença de Instalação (LI) para o empreendimento em Barra do Riacho, ao lado da fábrica de celulose da Fibria. A empresa tem 38 projetos em andamento, e o mais importante é o do bio-óleo, usado no aquecimento de caldeiras industriais e no processamento de petróleo para produzir gasolina e diesel. Em 2012, a Fibria pagou US$ 20 milhões para se tornar sócia da Ensyn, empresa americana que detém a tecnologia para a fabricação de bio-óleo.

Ainda segundo A Folha do Litoral, a unidade a unidade terá capacidade para produzir 22 milhões de galões por ano, com quase 100% da produção exportada para os Estados Unidos.

Pontos moeda