Economia

Governo anuncia investimentos e construção de barragens em municípios do sul do Estado

O evento teve a participação dos prefeitos da região, que assinaram o termo de cooperação técnica para contratação e elaboração de oito projetos das barragens

O governador Paulo Hartung anunciou os investimentos na agricultura dos municípios do sul do Espírito Santo na última quarta-feira (21) Foto: ​Alissandra Mendes

Durante a abertura da Exposul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, na noite da última quarta-feira (21), o governador Paulo Hartung anunciou investimentos para o sul do Estado e sancionou a lei que cria o Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Estado do Espírito Santo (Fundesul). O evento contou com a participação dos prefeitos da região sul.

O Fundesul é uma iniciativa do Governo do Estado para fomentar projetos de investimentos privados para as microrregiões Caparaó, Central Sul e Litoral Sul, que possam resultar direta ou indiretamente na geração de emprego e renda.

“A retomada desse movimento mostra a força da agricultura. Estamos conhecendo possibilidades em torno de informação, tecnologia e avanços gerenciais, para que possamos diversificar o negócio agrícola e agregar valor as cadeias produtivas rurais. Isso significa mais e melhores empregos, e mais renda para o produtor rural. A sansão da lei, que institui o Fundesul é um passos importante e queremos dar ao sul do Estado condições similares aos financiamentos como temos no norte do Espírito Santo, em função da Sudene e do banco do Nordeste”, explica o governador.

Outra novidade anunciada por Hartung é a abertura de um escritório do Bandes, em Cachoeiro. “Estamos trazendo também um escritório do Bandes para Cachoeiro. Se somarmos tudo isso a possibilidade de termos uma ferrovia no sul, já que estamos negociando isso com a Vale e o Governo Federal, teremos a possibilidade de termos o desenvolvimento portuário também no sul do Estado, e vamos ter um conjunto de ancoras para o novo ciclo de desenvolvimento da região”, garante.

O governador disse que a agricultura no Brasil e no Espírito Santo é muito importante para a economia. “O PIB do Brasil nesse início de ano já foi rebocado pelo agronegócio. Nós aqui sofremos com a estiagem dos últimos anos, mas a chuva está voltando. A agricultura, não tenho dúvidas, é um dos elementos para empurrarmos esse país para frente. Não é o único. Precisamos fazer as reformas e modernizar o país, para torná-lo mais competitivo, porque hoje o mundo está integrado”, completa.

Barragens

Durante o evento também foi assinado o termo de cooperação técnica para contratação e elaboração de oito projetos de barragens nos municípios de: Alegre, Castelo, Conceição do Castelo, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Jerônimo Monteiro e Muqui. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) ficará responsável pelo projeto e pela execução da obra, enquanto as prefeituras serão as responsáveis pelo licenciamento, pela outorga, além da titularidade das terras. Será investido R$ 1,4 milhão nos projetos.

A previsão é de que os projetos sejam concluídos em seis meses. Em seguida, será aberto o processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da obra. A quantidade de armazenamento dos reservatórios e a extensão da área que a barragem ocupará serão definidas de acordo com os projetos que serão elaborados.

No acordo, a prefeitura de Presidente Kennedy ficará responsável pela contratação e pela elaboração do projeto de três barragens, enquanto a Seag executará as obras.

Pontos moeda