Economia

Ministério do Meio Ambiente publica portaria que libera pesca de 173 espécies

Dentre as espécies que foram liberadas pela portaria 217/2017 estão garoupa, cherne, badejo-amarelo, peixe-batata, cação e raia-manta, bastante comuns na costa capixaba

Portaria libera pesca de 173 espécies até meados de junho de 2018 Foto: Divulgação/Governo

Depois de um período de muitas incertezas, os pescadores do Espírito Santo começaram a respirar aliviado. O Ministério do Meio Ambiente publicou na última terça-feira (20) a portaria 217/2017, que libera por um ano a pesca de 173 espécies de peixes que foram proibidas de serem pescadas pela Portaria 445/14.

Dentre as espécies que foram liberadas estão garoupa, cherne, badejo-amarelo, peixe-batata, cação e raia-manta, bastante comuns na costa capixaba. Todas essas espécies poderão ser pescadas até o dia 15 de junho de 2018.

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, a decisão do Ministério do Meio Ambiente vem em bom momento para os pescadores capixabas que estavam impedidos de exercer a atividade profissional.

“A liberação dessas espécies é uma ótima notícia que mostra que os esforços de todos os envolvidos, pescadores, bancada federal, governo. São 16 mil pescadores só no Espírito Santo que dependem diretamente dessa atividade e estavam há meses prejudicados pela portaria. A medida impacta até mesmo na gastronomia do Estado que tem a moqueca capixaba como uma referência”, afirmou.

Pontos moeda