Economia

Dois mínimos é limite "razoável" para acúmulo de benefícios, diz Meirelles

Redação Folha Vitória

Brasília, 20 - A limitação do acúmulo de aposentadoria e pensão até dois salários mínimos é "valor bastante razoável", disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na noite desta segunda-feira, 20. A expectativa do ministro é que seja possível votar a reforma da Previdência em 6 de dezembro, como sinalizou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Como mostrou o Broadcast, parlamentares pressionam para que haja uma mudança desse teto para três salários mínimos. O relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), tenta convencer o governo a aceitar a mudança.

"A princípio, nós achamos que dois salários mínimos é valor bastante razoável. Uma das finalidades mais relevantes e importantes da reforma é exatamente eliminar privilégios e promover igualdade, e essa é uma das formas. Outra é questão da própria idade (mínima)", afirmou.

Sobre a pressão dos parlamentares para elevar o limite, Meirelles disse que "tudo na questão da Previdência é conta". "Gostaríamos que todos pudessem aposentar o mais cedo possível, o problema é que alguém tem que pagar", disse.

Pontos moeda