Linha do tempo pelos filmes e a evolução das roupas

Neste post iremos pegar a máquina do tempo das grandes obras do cinema. Não se trata do clássico filme dos anos 1980 (que rendeu uma série), De Volta para o Futuro, mas sim de dez longas que retratam a evolução das roupas masculinas.
Se você não viu, pelo menos já ouviu falar de cada uma dessas obras da Sétima Arte, que foram marcadas, além de seus enredos, por figurinos que influenciaram gerações e gerações.
Vamos então para nossa  cronologia nas telonas e na moda masculina:
TITANIC
Rico por seu figurino de época, o filme arrebatou 11 estatuetas do Oscar de 1998, igualando, na época, o feito do épico Ben-Hur. IMG_7462O longa estrelado por Leonardo DiCaprio mostra a conhecida tragédia naval de 1912 e nos dá uma aula sobre a modernidade proposta no início do século XX, quando o assunto é vestuário masculino. IMG_7461Os smokings e ternos ajustados da época são perfeitamente observados no filme. Aliás, mais de 100 anos depois do desastre nós continuamos vestindo ternos slim.

O GRANDE GATABY
Esta obra retrata os anos 1920, numa época em que os homens preferiam a casualidade, mesmo em ambientes de trabalho. IMG_7465Sapatos bicolores, brogues e ternos claros ditam a moda no período em questão e continuam fazendo a nossa cabeça. IMG_7466Os famosos blazers listrados e calças de flanela dominavam a estética masculina

.
E O VENTO LEVOU
Clássico do cinema mundial, o filme retrata a guerra civil norte-americana (Guerra de Secessão), tratava em meados do século XIX. IMG_7468Fez muito sucesso. Ainda hoje é adotado o famoso bigode do galã Clark Gable e seus ternos com coletes em tom sobre tom.IMG_7469
CASABLANCA
Filme cult, lançado na época da Segunda Guerra Mundial e estrelado por Humphrey Bogart, cujo figurino destaca-se pelo uso do terno branco e o IMG_7470chapéu denominado fedora, que marcou gerações de homens e até hoje dá um toque clássico e ao mesmo tempo misterioso ao look masculino.


GREASE: NOS TEMPOS DA BRILHANTINA
Lançado em 1978, o filme que é um marco do início da carreira do ator norte-americano John Travolta, se passa na virada da década de 1950 para os anos 1960.  IMG_7471O longa ficou marcante para o look masculino, pois reavivou o uso das jaquetas de couro preto e malhas brancas por dentro de calças jeans. IMG_7472Esse visual foi uma retomada do que já havia sido feito em Juventude Transviada, estrelado por James Dean, em 1955 (obra já mencionada aqui neste blog).


BONEQUINHA DE LUXO
Nessa obra, ganha destaque o visual britânico (que seria usado pelos Beatles assim que eles se tornaram estrelas em Liverpool, IMG_7473depois no Reino Unido e, por fim, no mundo todo), com costumes e outras peças de alfaiataria, bem ao estilo londrino, combinado com a rebeldia norte-americana de Elvis Presley. Lançado em 1961, o longa valoriza as gravatas slim e ternos mais justos.


OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE
Célebre pela trilha sonora dos Bee Gees, o filme é mais um marco na carreira de John Travolta. IMG_7474A era disco, que marcou o final dos anos 1970, é exaltada no filme pelo figurino da época, recheado de calças boca de sino, estampas, sapatos lustrados e pulseiras.


CURTINDO A VIDA ADOIDADO
Clássico da década de 1980, Curtindo a Vida Adoidado mostra que nesta época as regras na moda praticamente deixaram de existir.IMG_7476

Nesse período, a juventude desconstruiu diversos conceitos estéticos de vestuário, com a utilização de muitas cores e calças altas.

FILE - In this photo provided by Paramount Pictures, actor Matthew Broderick appears from a scene from the film "Ferris Bueller's Day Off" in 1986. The film was directed by John Hughes. Hughes, wrote "National Lampoon's Vacation," "Mr. Mom" and "Natonal Lampoon's European Vacation." He also wrote and directed "16 Candles," "The Breakfast Club," and "Weird Science." Hughes, who was 59, died in New York on Thursday. (AP Photo/Paramount Pictures) NY906

O personagem Ferris Bueller, interpretado pelo ator Matthew Broderick, é um dos símbolos desta época.

 DEZ COISAS QUE ODEIO EM VOCÊ
Típico dos anos 1990, o longa mostra a simplificação da alfaiataria e ao mesmo tempo IMG_7478o ressurgimento de peças clássicas, repaginadas, como costumes usados sem gravatas, que hoje IMG_7479são adotados por aqueles que buscam um visual moderno e ao mesmo tempo formal/clássico.
ONZE HOMENS E UM SEGREDO
Esse filme é um verdadeiro achado, pois, 11 caras bem vestidos IMG_7481mostram todo um mix de referências do passado, misturadas à liberdade do novo milênio. IMG_7480Aqui o estilo é democrático, do clássico ao moderno. Até à próxima e haja pipoca!

(170Publicações)

Comentários (1)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>