SÃO MATEUS – Ilha de GURIRI

Praias, coqueirais, bosques, refúgios à beira dos rios, barzinhos e restaurantes junto às praias, onde se pode provar delícias locais como caranguejos cozidos, pescadinha frita, moqueca de robalo, camarões de todos os tipos e tamanhos. O litoral mateense – ponto turístico muito conhecido, principalmente como destino de verão – oferece boas surpresas. Um ótimo lugar para curtir e descansar mesmo fora da temporada.

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=ix4YuZvY_RI,center[/VIDEO]

A sede de São Mateus fica distante 11km de Guriri. O caminho é pela Rodovia Othovarino Duarte Santos, que vai nos deixar no centro do distrito. Ao longo da Rodovia, passamos pelo Rio Mariricu no km 8 – afluente do Rio São Mateus ou Rio Cricaré, e pelo Rio Preto no km 6, este muito conhecido pelos turistas por ter propriedades medicinais em suas águas escuras.

Guriri é uma ilha com uma praia de quase 20km. No município de São Mateus existem doze praias e as mais conhecidas são Guriri e Barra Nova. O município tem 43 km de litoral onde  se localiza uma  das  principais áreas  de  desova das tartarugas  marinhas  e  uma das sedes do  Projeto  Tamar aqui no Estado.  Seu Carnaval, de rua, é um dos mais animados do litoral do Espírito Santo.

Por ser urbanizada e oferecer ótima estrutura de restaurantes e barzinhos, é a mais frequentada no verão. Os turistas vêm do próprio norte do Estado, de Minas, de Goiânia, do sul da Bahia para curtir as férias e as belas paisagens oferecidas pelo litoral de São Mateus.

A palavra “guriri” significa côco pequeno por conta de milhares de pés de coquinhos de guriri que são encontrados em toda a extensão da ilha.

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=iQrLdu4gCFE,center[/VIDEO]

PROJETO TAMAR – Guriri

Localizado na praia de Guriri, distante apenas 1km (ao norte) do centro, fica o Projeto Tamar, que monitora 36 km de praias na região, protegendo a desova das tartarugas. O Centro de Visitantes tem sala de exposição e video, lojinha Tamar e cinco tanques de crescimento com três espécies de tartarugas marinhas. O período de desova inicia-se em setembro, estendendo-se até março, período de alta temporada. É uma importante atração local. A base fica aberta a visitação e o ingresso custa R$3.

Grupos da terceira idade, escolas e empresas podem agendar as visitas – telefone (27)3761-2857

Mais informações: http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=4

(721Publicações)

Comentários (7)

  1. carlos alberto

    Há muitos carnavais que eu frequento Guriri…gente bonita, água morna. bom demais. O pessoal gosta mais na alta temporada, como você falou, mas eu prefiro na baixa temporada, qdo a cidade fica + tranquila…aí guriri vira o melhor do mundo para descansar! vale a pena conhecer!

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>