SÃO MATEUS – Ilha de GURIRI

Praias, coqueirais, bosques, refúgios à beira dos rios, barzinhos e restaurantes junto às praias, onde se pode provar delícias locais como caranguejos cozidos, pescadinha frita, moqueca de robalo, camarões de todos os tipos e tamanhos. O litoral mateense – ponto turístico muito conhecido, principalmente como destino de verão – oferece boas surpresas. Um ótimo lugar para curtir e descansar mesmo fora da temporada.

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=ix4YuZvY_RI,center[/VIDEO]

A sede de São Mateus fica distante 11km de Guriri. O caminho é pela Rodovia Othovarino Duarte Santos, que vai nos deixar no centro do distrito. Ao longo da Rodovia, passamos pelo Rio Mariricu no km 8 – afluente do Rio São Mateus ou Rio Cricaré, e pelo Rio Preto no km 6, este muito conhecido pelos turistas por ter propriedades medicinais em suas águas escuras.

Guriri é uma ilha com uma praia de quase 20km. No município de São Mateus existem doze praias e as mais conhecidas são Guriri e Barra Nova. O município tem 43 km de litoral onde  se localiza uma  das  principais áreas  de  desova das tartarugas  marinhas  e  uma das sedes do  Projeto  Tamar aqui no Estado.  Seu Carnaval, de rua, é um dos mais animados do litoral do Espírito Santo.

Por ser urbanizada e oferecer ótima estrutura de restaurantes e barzinhos, é a mais frequentada no verão. Os turistas vêm do próprio norte do Estado, de Minas, de Goiânia, do sul da Bahia para curtir as férias e as belas paisagens oferecidas pelo litoral de São Mateus.

A palavra “guriri” significa côco pequeno por conta de milhares de pés de coquinhos de guriri que são encontrados em toda a extensão da ilha.

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=iQrLdu4gCFE,center[/VIDEO]

PROJETO TAMAR – Guriri

Localizado na praia de Guriri, distante apenas 1km (ao norte) do centro, fica o Projeto Tamar, que monitora 36 km de praias na região, protegendo a desova das tartarugas. O Centro de Visitantes tem sala de exposição e video, lojinha Tamar e cinco tanques de crescimento com três espécies de tartarugas marinhas. O período de desova inicia-se em setembro, estendendo-se até março, período de alta temporada. É uma importante atração local. A base fica aberta a visitação e o ingresso custa R$3.

Grupos da terceira idade, escolas e empresas podem agendar as visitas – telefone (27)3761-2857

Mais informações: http://www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=4

elogoali

(745Publicações)

Leticia Vieira é jornalista, radialista, formada também em marketing e Pós Graduada em Gestão em Assessoria de Comunicação. No mercado há mais de 10 anos, está na Rede Vitória desde 2013.

Comentários (7)

  1. carlos alberto

    Há muitos carnavais que eu frequento Guriri…gente bonita, água morna. bom demais. O pessoal gosta mais na alta temporada, como você falou, mas eu prefiro na baixa temporada, qdo a cidade fica + tranquila…aí guriri vira o melhor do mundo para descansar! vale a pena conhecer!

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>