3 nov 2011

Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça – Alegre / ES

Publicado às 21:14 | Postado por elogoali

Foto de Juliana Massini

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no município de Alegre, na estrada que liga o município com Ibitirama. Por estar no caminho que leva ao Pico da Bandeira, já na região do Caparaó, é um dos atrativos desta rota – A Rota do Caparaó.

O Parque é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Seu principal atrativo é a queda d’água com seus 144 metros de altura – Cachoeira da Fumaça – que deu nome ao Parque.

O Parque é aberto à visitação diariamente das 8h às 17h e possui estrutura de banheiros, estacionamento, trilhas sinalizadas e áreas de lazer – para os turistas, o local ideal para tirar belas fotos, curtir um momento de frente para uma queda d’água maravilhosa, aproveitar aquele o momento com aquela natureza para descansar e se admirar. Além disso, no Parque são realizadas pesquisas científicas e desenvolvidas atividades ambientais como recreação e ecoturismo.

Aproveito a oportunidade para agradecer a Juliana Massini (Comunicação Prefeitura Municipal de Alegre), ao Leo – coordenador de turismo do município que me acompanhou ao longo dos meus dois dias em Alegre, e ao ao Jeferson que estava nos guiando para lá e para cá no belo dia de sol que fez naquele sábado.

This movie requires Flash Player 9

Acesso: O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no Município de Alegre (divisa com Ibitirama), distante aproximadamente 33 Km da sede municipal e 228 Km da capital do Espírito Santo.

Partindo de Alegre, o acesso se dá pela BR-482, sentido Guaçuí. A 12 Km de Alegre, no distrito de Celina, o turista deverá seguir à direita pela rodovia ES-185 sentido Iúna. A estrada de acesso à Cachoeira estará a cerca de 16 km. Atualmente existe sinalização indicativa do Parque Estadual.

Contato do Parque: (28) 9904-4824 / pecf@iema.es.gov.br

Horto Florestal Municipal Laerth Paiva Gama

Possui 27,6 hectares. O local é destinado ao estudo e preservação do meio ambiente. Possui um bosque reflorestado, inúmeras nascentes, apropriado para o lazer e o contato com a natureza. No Horto ocorrem ainda atividades que dizem respeito a produção de mudas de essências nativas e exóticas, educação ambiental e projetos universitários.

Cachoeira Alegre

Imprópria para banho, a cachoeira possui uma queda de 90 metros, é aproveitada para a produção de energia elétrica desde a década de vinte, através de uma antiga Usina que hoje ainda funciona graças a uma recente reforma.

Cachoeira do Roncador

Distrito de Celina. Aproximadamente 87 metros de corredeiras que formam algumas piscinas para banho. É utilizada para prática de rapel e canyoning.

Cachoeira de Braúnas

Próximo ao distrito de Rive. Possui 35 metros de queda, 2 piscinas para banho (incluindo uma para crianças), restaurante e toboágua. Fica a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. Está inserida em 6 mil metros quadrados de área verde. A Cachoeira está localizada há apenas 3 quilômetros da rodovia Cachoeiro X Alegre. Informações pelos telefones: (28) 8111-1015 e (28) 8114-3433.

Outras Cachoeiras

Cachoeira da Abundância – 2km
Cachoeira da Cutia – 3km
Cachoeira de Jerusalém – 5km
Cachoeira do São Francisco do Café – 7km

Compartilhe com seus amigos: Permalink:
  • 05/11/11 - 15:24, Miriam comentou:

    Que lugar lindo! Luiza, vc consegue me mostrar como é simples, fácil e fantástico estar nesses lugares! Muito bom!

  • 06/11/11 - 00:54, Maria Alice comentou:

    Luiza, ficou linda a reportagem que retrata as belezas do nosso interior do estado. Parabens!!! fotografia dez!

  • 10/11/11 - 14:38, Junior Pulcheri comentou:

    Parabens pela reportagem. O lugar e paradisiaco. O Espirito Santo e lindo.
    Valeu, que venhe o Verao Capixaba.

  • 13/06/12 - 00:17, john lenon comentou:

    eu tiver o prazer de conhecer está cachoeira!!e tive um grande prazer de descer com boias !!!fizemos um boiagross. muito irado !! aventura na veia!!!

  • 18/09/12 - 19:03, Felipe Gonçalves Mota comentou:

    Não é só a paisagem que é linda, você também é..
    sou um amante do espírito santo, amo este estado que tanta gente desvalorisa..
    amo principalmente o interior do estado..
    se quiser podemos viajar juntos.. suusiaus

  • 02/05/14 - 13:34, katia de andrade comentou:

    esse lugar e maravilhoso adorei visita lo e o povo sao bem amorosos,
    muito bem educado adorei tudo que presenteei

Faça seu comentário

*O e-mail não será divulgado no seu comentário

Alterando sua foto

Para a sua foto aparecer em seus comentários, é só seguir os passos abaixo:

- Faça um cadastro no site Gravatar (link: www.gravatar.com), com upload da foto.
- Ao comentar nas postagens, preencha o campo com o mesmo e-mail que você cadastrou no Gravatar.

4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2013