Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça – Alegre / ES

Foto de Juliana Massini

O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no município de Alegre, na estrada que liga o município com Ibitirama. Por estar no caminho que leva ao Pico da Bandeira, já na região do Caparaó, é um dos atrativos desta rota – A Rota do Caparaó.

O Parque é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Seu principal atrativo é a queda d’água com seus 144 metros de altura – Cachoeira da Fumaça – que deu nome ao Parque.

O Parque é aberto à visitação diariamente das 8h às 17h e possui estrutura de banheiros, estacionamento, trilhas sinalizadas e áreas de lazer – para os turistas, o local ideal para tirar belas fotos, curtir um momento de frente para uma queda d’água maravilhosa, aproveitar aquele o momento com aquela natureza para descansar e se admirar. Além disso, no Parque são realizadas pesquisas científicas e desenvolvidas atividades ambientais como recreação e ecoturismo.

Aproveito a oportunidade para agradecer a Juliana Massini (Comunicação Prefeitura Municipal de Alegre), ao Leo – coordenador de turismo do município que me acompanhou ao longo dos meus dois dias em Alegre, e ao ao Jeferson que estava nos guiando para lá e para cá no belo dia de sol que fez naquele sábado.

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=nBUlUvGAg9o,center[/VIDEO]

Acesso: O Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça está localizado no Município de Alegre (divisa com Ibitirama), distante aproximadamente 33 Km da sede municipal e 228 Km da capital do Espírito Santo.

Partindo de Alegre, o acesso se dá pela BR-482, sentido Guaçuí. A 12 Km de Alegre, no distrito de Celina, o turista deverá seguir à direita pela rodovia ES-185 sentido Iúna. A estrada de acesso à Cachoeira estará a cerca de 16 km. Atualmente existe sinalização indicativa do Parque Estadual.

Contato do Parque: (28) 9904-4824 / pecf@iema.es.gov.br

Horto Florestal Municipal Laerth Paiva Gama

Possui 27,6 hectares. O local é destinado ao estudo e preservação do meio ambiente. Possui um bosque reflorestado, inúmeras nascentes, apropriado para o lazer e o contato com a natureza. No Horto ocorrem ainda atividades que dizem respeito a produção de mudas de essências nativas e exóticas, educação ambiental e projetos universitários.

Cachoeira Alegre

Imprópria para banho, a cachoeira possui uma queda de 90 metros, é aproveitada para a produção de energia elétrica desde a década de vinte, através de uma antiga Usina que hoje ainda funciona graças a uma recente reforma.

Cachoeira do Roncador

Distrito de Celina. Aproximadamente 87 metros de corredeiras que formam algumas piscinas para banho. É utilizada para prática de rapel e canyoning.

Cachoeira de Braúnas

Próximo ao distrito de Rive. Possui 35 metros de queda, 2 piscinas para banho (incluindo uma para crianças), restaurante e toboágua. Fica a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade. Está inserida em 6 mil metros quadrados de área verde. A Cachoeira está localizada há apenas 3 quilômetros da rodovia Cachoeiro X Alegre. Informações pelos telefones: (28) 8111-1015 e (28) 8114-3433.

Outras Cachoeiras

Cachoeira da Abundância – 2km
Cachoeira da Cutia – 3km
Cachoeira de Jerusalém – 5km
Cachoeira do São Francisco do Café – 7km

elogoali

(810Publicações)

Leticia Vieira é jornalista, radialista, formada também em marketing e Pós Graduada em Gestão em Assessoria de Comunicação. No mercado há mais de 10 anos, está na Rede Vitória desde 2013.

Comentários (9)

  1. Carla Reis

    A paisagem é linda, a cachoeira é maravilhosa! Que pena que eu e minha família não podemos entrar no parque devido uma greve que houve por conta dos funcionários devido a falta de pagamento atrasado, horas extras e folgas que não tirarão…Devido esse tipo de absurdo não podemos contemplar a beleza que a cachoeira nos oferece! É uma pena.

    Responder
  2. emerson silva ferreira

    Quando vizitei a cachoeira da fumaca que cheguei la no local fiquei por alguns minutos quieto so observando,,igual a uma crianca que ganha um presente tao esperado,,,fiquei desnumbrado com tanta a perfeicao,,nao conseguia dizer nada na quela hora,, vou contar nos dedos pra chegar o proscimo verao,,,que venha o verao de 2016,,

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>