Guarapari – um litoral surpreendente com mais de 50 praias!

Você sabia que Guarapari tem mais de 50 praias???

Pois é…Eu nem imaginava. Existem aquelas mais famosas e outras mais escondidinhas e pouco frequentadas. Tem praia pra todos os gostos. Das mais badaladas às mais sossegadas, praias para surfistas e praias para levar as criançada, praias de areia grossa e de areia mais fina, com ou sem estrutura de quiosques. Diferentes paisagens são encontradas no litoral do município.

Fiz um tour pelas praias de Guarapari acompanhada pela Josy –  assessora de turismo do município. Não fomos em todas as 52, mas fizemos um levantamento muito legal e deu para conhecer o município de cabo a rabo. Na faixa litorânea, Guarapari está entre Vila Velha e Anchieta. Depois da divisa com Anchieta foi onde começamos nosso passeio…Do sul para o norte…

Praia de Porto Grande


Praia Oceânica de mar azul e ondas fortes. O dourado de sua areia contrasta com a diversidade de cor do grande costão de Falésias que na maré alta pinta as águas azuis de vermelho ou amarelo dependendo da altura das ondas. Própria para surfe. Praia extensa e deserta.

Praia de Meaípe


A praia de Meaípe pertence a uma aldeia de pescadores, foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil pela Revista Quatro Rodas é hoje e uma das praias mais badalados do Estado. Praia de ondas fracas e a areia grossa, contornada por sombreiros naturais de castanheiras dando o aconchego que famílias e crianças precisam em dia de sol.

Praia dos Padres


Faz parte do complexo da Enseada Azul e possui uma beleza cênica estonteante. A praia dos Padres e sem dúvida o pedaço de paraíso, formado basicamente de areias finas e douradas, mar com uma tonalidade azul esverdeado e águas cristalinas, protegida por recifes de todos os lados, cercada por uma mata nativa e coqueiros e a praia rodeada de castanheiras que formam assim um guarda sol natural.

Enseada Azul – Bacutia, Peracanga e Guaibura

Bacutia

Uma das praias mais bonitas a Côte D´Azul capixaba, onde o mar é calmo e raso e a água é  de um azul impressionante e formam um aquário natural com muitos peixes coloridos ideal para mergulho. Calçadão com escadas para o mar é exemplo de conservação ambiental jardim de restingas e mata ciliar. Possui um restaurante que serve bebidas e petiscos na praia, além da tradicional moqueca capixaba. É o point do verão, para onde você olhe, tenha gente bonita.

Peracanga

Mar azul de águas calmas revela uma extensão de areia dourada de um vilarejo sossegado  e familiar, formam um cenário prefeito para casais com bebes e crianças. Onde praia de água cristalina e mansa deixam os pais mais tranquilos.

Guaibura

Um dos mais belos cantos da enseada azul, de águas calmas e cristalinas de um azul estonteante e apenas 300m da areia encontra-se o Naufrágio Faria Lemos, famoso ponto de mergulho.Praia ideal para crianças e idosos. Infra-estrutura da orla é composta por barraquinhas que servem petiscos e bebidas e restaurantes.

Praia do Riacho


A Praia de mar aberto e impetuosas ondas propicias para a prática do surf, wind surf e outros esportes. Além da pescaria, o calçadão em frente a praia é um lugar perfeito para longas caminhadas e reflexão e pratica de esportes. Praia do Riacho costuma sediar campeonatos de pesca. Praia extensa – 5,5km.

Praias do Centro – Areia Preta, do Meio, Castanheiras, Namorados e Virtudes

Areia Preta

Praia mais famosa do Espírito Santo, pelo alto teor de radioatividade em suas areias que são escuras e ricas em monazita, acredita-se ser benéfico para o tratamento de doenças como reumatismo e artrite, o que a torna procurada por idosos que se cobrem de areia em busca de suas propriedades medicinais. No final desta praia, vê-se um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável, que serve para esculpir objetos.

Meio

Praia urbana fica no centro de Guarapari, totalmente estruturada. É bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas protegidas. A praia termina na pedra do Siribeira, onde muitos banhistas também costumam passear.

Castanheiras


Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, tem águas claras e muito calmas, formando piscinas naturais protegidas por recifes, ideal para se mergulhar, deixando o local apropriado para a descontração da família, que pode liberar os pequeninos para brincar na água ou fazer os castelos de areia que é o sonho de toda a criança.

Namorados


É uma das mais famosa e romântica praia urbana de Guarapari, é separada da Praia das Castanheiras pela Pedra do Trampolim, praia pequena e de águas calmas. Seu nome vem de uma antiga lenda sobre um casal que se enamora devido à magia do lugar. A praia dos namorados é formada por um conjunto de recifes denominados: Pedra do Calhau – é uma ilhota na Praia dos Namorados.

Virtudes


Praia urbana e faz parte das praias que englobam o circuito histórico cultural da cidade. Pequena enseada, com areias grossas e douradas de mar azul e águas limpas. Reza a lenda que a praia da Virtude já foi local de banho de freiras, que por ser mais escondido poderia dar uma maior privacidade a elas. Subindo as pedras na praia é possível avistar as salinas, e um pouco antes delas quando a maré está baixa forma-se uma pequena prainha sem ondas, ótima para crianças.

Prainha de Muquiçaba


A prainha é uma enseada de águas calmas e cristalinas protegida ao centro pela imagem de São Pedro e em uma das extremidades, encontra-se instalada a Agência da Capitania dos Portos e, na outra, distante o Hotel Porto do Sol. Tem sua origem nos elementos MBERU ou MRU=mosquito e QUIÇAB ou QUICIA´=ninho, morada. Antigamente, era Mberuquiçaba ou Muruquiçaba e o povo simplificou para muquiçaba, que significa “morada ou ninho de mosquitos”.

Praia do Morro


A praia mais freqüentada da cidade, mar azul de areias douradas com alguns trechos de águas calmas e outros de ondas fortes, desta forma, a Praia do Morro consegue atrair um público bastante diversificado, desde aqueles que procuram uma praia tranquila para um banho de mar e para prática de surfe, windsurfe e bodyboarding. Está com a orla toda reformada.

Praia do Hermitão ou das Conchas


A Praia do Hermitão é uma das praias protegidas pelo Parque Municipal do Morro da Pescaria, acesso por uma trilha no morro da pescaria ao descer você encontra uma enseada protegida pelo costão de um lado e pela reserva de mata atlântica do outro. A visão desta praia é indescritível, mar com águas azuis e areia dourada, rodeada pelo verde da mata, refletida nos corais pincelados pela praia.

Praia da Cerca


Praia de mar agitado e águas cristalinas, protegida de um lado pelo Morro da Pescaria e do outro pela reserva florestal. Oferece aos surfistas grandes momentos de emoção.

Três Praias

Três lindas praias, separadas por pequenos rochedos. De lá uma vista maravilhosa compõe um quadro onde o homem e a natureza se encontram. A parte esquerda é procurada por surfistas. A direita, sem ondas, é um bom local para a caça submarina. As praias são:
Praia da Leontina – Extensão: 286M
Praia de Mateus Lopes – Extensão: 175M
Praia dos Adventistas – Extensão: 400M

Praia de Santa Mônica


Uma das tradicionais praias de Guarapari, Praia de Santa Mônica é bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas calmas e claras, opção para quem procura sossego em uma piscina de água salgada. Antes chamada de Zabumba, que é um dos tambores utilizados nos rituais africanos e por ser difícil de ser pronunciado, a praia foi batizada com o nome do bairro que se chama Santa Mônica, as pessoas popularizaram o nome atual aliado aos demais elementos de uma paisagem urbana, compondo o espetáculo desta tradicional praia. Infra-estrutura da orla é composta por calçadão, quiosques, bares e restaurantes.

Praia do Camping de Setiba


Praia urbana do complexo de Setiba com águas claras e calmas, chamada assim por estar próxima a uma área de camping, esta praia é um sonho de tranqüilidade e aconchego. Infra-estrutura da orla composta por quiosques e camping.

Setiba


Praia urbana que faz parte do Parque Estadual Paulo César Vinha, reserva que reúne restinga, lagoa, praia e arquipélago. A palavra Setiba é a junção de Cer ou Ser que significa “conchas”, que são usadas na confecção de brincos e bijuterias, e Tyba é um sufixo que indica abundância, Setiba, portanto significa “Conchas em abundância”.

Setiba Pina


Pina deriva de Pi ou Pin que é = a Escalvado, ou sem vegetação, isso significa portanto local que acumula  muitas conchas. Uma linda praia de águas cristalinas, com os pés em suas areias douradas você pode ter uma visão privilegiada de beleza natural.

Setibão


A Praia de Setibão está inserida dentro do Parque Estadual Paulo César Vinha, tornando-a especial, onde a natureza é percebida de todos os ângulos. Integrando a beleza do Atlântico e exuberante mata nativa do parque. Por estar um pouco afastada da área urbana mantém as águas mais limpas e as areias grossas e douradas dão um toque particular.  Os fortes ventos geram ondas mais altas e fortes (boas para surf e windsurf, requer atenção redobrada de banhistas, especialmente crianças), opção para amantes da natureza e admiradores da fotografia.

Praia D’ulé


A praia D’ulé é uma praia oceânica de ondas altas, perfeita para a prática do surfe. Enquanto muitos surfam, outros vão à praia D’Ule, só para curtir o sol e apreciar a beleza do lugar que tem uma visão privilegiada do arquipélago das três ilhas. Essa praia pertence ao Parque Estadual Paulo César Vinha e tem uma trilha que leva à Lagoa Vermelha.

elogoali

(845Publicações)

Leticia Vieira é jornalista, radialista, formada também em marketing e Pós Graduada em Gestão em Assessoria de Comunicação. No mercado há mais de 10 anos, está na Rede Vitória desde 2013.

Comentários (18)

  1. Junior Pulcheri

    Ola Luiza. Muito obrigado pelas as fotos das 50 praias da minha querida Guarapari. Pude matar a saudade dos dias que ali estive rodeado de alegrias. Mais uma vez parabens pelo excelente projeto. Vou guardar nos meus arquivos todas essas fotos com muito carinho. Valeu.

    Responder
  2. Toninho MIura

    Faltou vocês fotografarem e apresentarem a Lagoa iodada, no final da Praia de Setiba Pina, ao lado do Parque Estadual Paulo César Vinha. Lá é sim, um lugar que não se pode deixar de conhecer. Indo pela praia sentido do início da praia p/ o referido Parque, é no final. Acesso só a pé, ou de Bugre. Com automóvel é muito difícil chegar até lá. Muita areia.

    Responder
    1. elogoalielogoali Autor

      Olá Toninho. Tudo bem? Obrigada pela sugestão!! Na próxima oportunidade estaremos lá com certeza!! Abraços e continue acompanhando o blog!

      Responder
  3. Adriano

    Gostei da reportagem, porem observei que só foi mostrado 25 praias, Onde estão as outras 27? Deveria haver uma lista com todas as 52 praias, pois eu não acredito que haja tanta praia assim em Guarapari. Não me entenda mal.

    Responder
  4. vilma tomaz

    Estive em guarapari espírito santo fiquei na praia de meaipi amei muita tranquilidade pessoas educados,bons restaurantes.assim que der voltarei lá.

    Responder
  5. MARIO REIS

    PRAIAS REALMENTE AGRADAVEIS, A MELHOR PARA QUEM TEM FILHOS PEQUENOS E A DE SETIBA PROXIMO AO CAMPING, UM ESPETACULO! TODA INFRA ESTRUTURA,ACONCHEGO,TRANQUILIDADE E PAZ,ONDE A DISTANCIA PRIVILEGIADA DE AGITAÇAO,EU E MINHA FAMILIA ADORAMOS!

    Responder
  6. Pingback: Essa é top 10! Corrida Cidade Saúde tem percurso de 14k passando por dez praias de Guarapari - Corrida de Rua

  7. Jorge luis

    Ola boa tarde,otimo blog o seu amei de mais,sou muito suspeito para falar de Guarapari mais a cidade e um lugar dos sonhos,praias de tirar o folego com toda certeza,conheci a cidade por acaso mais como em um conto romantico foi amor a primeira vista desde de quando conheci todos os anos preciso ir para reascender a paixao que tenho por ela,so gostaria nao de fazer merchan mais de dar uma dica para para o blog,divulgue por favor que Guarapari e uma das cidades mais baratas financeiramente para curtir temporada,com casas,apartamentos de frente para o mar e hoteis com preços maravilhosos.susseço no blog e vamos viajar.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *