MARATAÍZES: 25km de um litoral de águas mornas e muita água doce

No Porto da Barra começa o litoral marataizense ou maratimba. São belas praias para todos os gostos. Areias finas e águas cristalinas, areias escuras famosas por suas propriedades medicinais, praias para a prática de esportes náuticos, além das famosas lagunas – como a famosa Lagoa do Siri.

Nosso tour começou pelo extremo sul do município, lá no Porto da Barra. Fui super bem recebida pela Gleice – assessora de comunicação do Municí­pio. Passamos o dia todo, parando em todas as praias e pontos bacanas…

Praia do Pontal: Fica situada no extremo norte do município. É de mar aberto, onde deságua o rio Itapemirim. A população local é formada por uma colônia de pescadores.

Praia da Barra: Com grande extensão de areia, a Praia da Barra é ideal para banho e prática de esportes em variadas modalidades, especialmente surf e jogos de areia (futevôlei, vôlei de areia, peteca, frescobol). Sua avenida principal é dotada de boa estrutura de bares e quiosques.

Praia da Cidade Nova: Seus 2 quilômetros de extensão exibem a mais larga faixa de areia do município, com grande parte coberta por vegetações nativas e preservadas. O mar tem águas claras e ondas fracas ou fortes, dependendo da maré. Os botos são uma atração à parte em várias épocas do ano, especialmente de março a maio. Lá são realizados torneios esportivos e apresentações em trios elétricos no período de férias.

Praia da Cruz: Suas águas são claras com ondas calmas e as areias finas e alvas, uma praia ideal para crianças. O nome se dá devido a uma cruz fincada no alto de uma pedra na ponta Norte, onde, de acordo com a história popular, teria falecido um Padre chamado Simão. É berçário natural de tartarugas da espécie “Verde”. A estrutura de bares e quiosques é excelente.

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=4VUNVjoYjqY&feature=youtu.be,center[/VIDEO]

Praia das Arraias: Compreende parte da Praia da Cidade Nova, nas proximidades de abrasões rochosas que dividem o espaço com a Praia da Cruz.

Praia da Areia Preta: Suas areias monazíticas têm efeitos medicinais. A grande quantidade de recifes forma piscinas naturais, ideais para crianças. Ondas fracas o ano inteiro. Farta opção de bares e quiosques.

Praia da Colônia: Ideal para a prática de surfe, por possuir ondas médias a grandes, dependendo da maré.

Praia do Iate: Fica nas proximidades do antigo Iate Clube Marataízes, com formações rochosas que formam grandes piscinas. Conhecida antigamente como “Praia da Boa Morte”, não oferece nenhum perigo aos banhistas. Sua avenida é arborizada com coqueiros e grande parte da vegetação nativa conservada. Quiosques atendem com serviços de primeira linha.

Bacia das Turcas: Praia de pequena extensão, com piscinas naturais cercadas por pedras.

Píer / Praia Central: Sem dúvida, a mais freqüentada praia de Marataízes. É o cartão-postal principal do balneário. Possui hotéis, restaurantes e bares tradicionais, famosos pela excelente gastronomia oferecida. Lá são realizadas as maiores atrações artísticas e culturais do município.

Praia de Nova Marataízes: É uma extensão da Praia Central, entre o Xodó e a Lagoa Funda, com águas calmas e extensa faixa de areia.

Praia do Siri: A praia é separada da tradicional Lagoa do Siri por uma pequena extensão de areia. Banhistas que freqüentam aquela região optam pelos banhos de mar e de lagoa. Estrutura de restaurantes e bares excelente.

Praia das Pitas: Fica localizada mais ao sul do balneário, com vegetação nativa preservada e paisagem paradisíaca, pouco freqüentada. As pitas são comuns na região.

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=kA5R2lymDKY&feature=youtu.be,center[/VIDEO]

Praia das Cações: Fica a menos de dez minutos do centro da cidade, com paisagem deslumbrante e formações rochosas no mar que atraem os turistas. Uma fonte de água natural atrai a atenção dos visitantes.

Boa Vista: Fica ao sul do município, na localidade de Boa Vista do Sul. É pouco explorada pelos turistas apesar das excelentes condições que apresenta para banho.

Praia das Falésias: Impressiona pela beleza das falésias que chegam a atingir até quarenta metros de altura, com mirantes naturais. Paisagem deslumbrante, com praias desertas e vegetação nativa preservada.

Praia de Morobá: A Praia de Morobá faz divisa com a Praia de Marobá, que pertence ao município de Presidente Kennedy. Praia paradisíaca, ideal para quem procura tranqüilidade.

— — — —

LAGOAS

Marataízes é um município privilegiado pelo número de lagoas que possui se comparado a outros do Estado. Suas lagoas podem ser visitadas em apenas um dia, por se localizarem paralelamente às praias, que ocupam uma extensão de pouco mais de 25 quilômetros, oferecendo fácil mobilidade desde que foi construída a Rodovia do Sol.

Outras lagoas completam o cenário paradisíaco do balneário: Lagoa Dantas, Lagoa Funda, Lagoa Encantada, Lagoa da Lagoinha, Lagoa das Pitas, Lagoa do Cedro, Lagoa do Mangue, Lagoa da Tiririca, Lagoa Boa Vista, Lagoa Caculucagem, entre outras pelo interior do município, com menor extensão. Atualmente, as lagoas do interior estão começando a ser aproveitadas para projetos controlados de piscicultura e irrigação.

A LAGOA DO SIRI

[VIDEO]http://www.youtube.com/watch?v=f6FzhiL6kHc&context=C4b54c0fADvjVQa1PpcFPOGFRIZv4NWgyfF7cK_qymeBwmsHpRHGc=,center[/VIDEO]

A Lagoa do Siri é a mais visitada do município e fica a apenas 9 quilômetros da sede. Possui excelente estrutura de bares e restaurantes, além de área diversificada de lazer. Em temporada de férias é palco de grandes atrações artísticas. Uma estreita faixa de areia a separa da praia, que é ideal para a prática de esportes náuticos e pesca de arremesso.

elogoali

(845Publicações)

Leticia Vieira é jornalista, radialista, formada também em marketing e Pós Graduada em Gestão em Assessoria de Comunicação. No mercado há mais de 10 anos, está na Rede Vitória desde 2013.

Comentários (3)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *