Capela Santa Luzia é nossa Primeira parada no projeto Visitar

Considerada a edificação mais antiga da Cidade de Vitória, a Capela Santa Luzia é uma obra de grande valor histórico-cultural e um marco do início da colonização da cidade de Vitória.

Ela era a capela da fazenda de Duarte Lemos, que recebeu a ilha como doação do primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. Não é possível afirmar com exatidão a data de sua construção, mas com base nos estudos realizados em pedras e cal de ostra sobre uma rocha,  supõe-se que ela tenha sido construída entre os anos de 1537 e 1540.

Mesmo possuindo características das construções religiosas em estilo colonial brasileiro, tem como peculiaridade a sua única porta de acesso voltada para o sul, coroada com um pequeno frontão reformado no século XVIII. Ao seu lado encontra-se uma singela torre sineira.

IMG_1169

A Capela funcionou normalmente até 1928 mesmo em precário estado de conservação. Por muito tempo permaneceu fechada e quase ruiu, mas no início da década de 1940 passou por uma restauração coordenada pelo construtor André Carloni. A capela também passou por restaurações em 1998 e 2005. Nesta última, o Instituto Goia, um dos desenvolvedores do projeto Visitar, descobriu e restaurou pinturas do forro em madeira e nas paredes da capela mor, provavelmente executadas no século XIX.

IMG_1170

CURIOSIDADE

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim (luz) é mártir italiana, muito amada e invocada como protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. Sua imagem apresenta uma palma como símbolo do martírio e uma almofada ou bandeja com dois olhos. Sua festa é comemorada no dia 13 de dezembro.

Serviço

Capela Santa Luzia

Rua José Marcelino, s/nº – Centro
Telefone: (27) 3222-3219
elogoali

(845Publicações)

Leticia Vieira é jornalista, radialista, formada também em marketing e Pós Graduada em Gestão em Assessoria de Comunicação. No mercado há mais de 10 anos, está na Rede Vitória desde 2013.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *