É BOM SABER

Desintoxicando o organismo
Alguns alimentos são capazes de desintoxicar o organismo, além de serem bastante saborosos e nutritivos. Confira algumas dicas:

Laranja

Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumi-la em pedaços ou gomos e evite tomá-la como suco. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

Vegetais folhosos e ervas

Contêm clorofila e vitamina A, substâncias que:
desintoxicam as células ; inibem os radicais livres – substâncias que danificam as células e causam doenças com o tempo ; têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração;protegem o cabelo e a pele.

Cenoura

Fonte de vitamina A, as necessidades diárias desse nutriente podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 g do alimento, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas. A cenoura possui também muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo. Crua e ralada, ela limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores. É indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo e a produção de leite.

Abóbora

São alimentos ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico, que mantêm o sistema nervoso saudável e previnem o câncer de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

Tomate

Contém licopeno, substância que age como antioxidante. Recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o câncer de próstata. O tomate contém ainda antocianina, que estimula a circulação sanguínea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *