CEBOLA, ALHO E CEBOLINHA: OS PREFERIDOS DA COZINHA

Quem resiste àquele cheirinho de cebola, alho e cebolinha fritando no azeite na hora do almoço ou do jantar? São aromas que trazem boas lembranças e a sensação de conforto da comida de mãe. Sem eles, a culinária não seria a mesma.

De acordo com chefs, o melhor jeito de agradar a gregos e troianos – uns gostam menos, outros mais – é saber dosar a quantidade e o ponto do cozimento: Um bom parâmetro é observar a alteração de cor. No caso da cebola, deve ficar translúcida; o alho, com cor acastanhada.

Esses temperos combinam com uma infinidade de ingredientes e dão sabor a molhos, refogados, caldos, recheios, cozidos e saladas. Também podem ser utilizados como decoração dos pratos.

Truques preciosos

A cebola tem má fama por provocar lágrimas em quem a corta. Para evitar esse efeito colateral, basta descascar e picar debaixo de água corrente. Beth ensina um segredo que suaviza o paladar: “Deixe as rodelas de molho em água por 30 minutos”.


O alho, de gosto forte, é evitado às vezes por causar mau hálito. “Quando assado ou cozido, fica com gosto mais delicado”, ensina a chef. Ela recomenda também retirar o brotinho interno para que fique menos indigesto.


Já a cebolinha é a preferida na finalização: tanto o talo quanto a haste deixam a comida muito mais atraente.

3 Respostas para “CEBOLA, ALHO E CEBOLINHA: OS PREFERIDOS DA COZINHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *