Quinoa: saiba por que vale a pena incluir esse grão na sua dieta

A Quinoa ou Quinua Real é um grão originário dos países andinos, e possui alto valor nutritivo. Apesar de pouco conhecida no Brasil, a Quinoa está conquistando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros devido aos seus variados benefícios.

Rica em carboidratos e aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso organismo não é capaz de produzir), é considerada um alimento completo e pode facilmente substituir a nossa mistura brasileira do arroz com feijão, já que possui grande quantidade de lisina (que um é aminoácido deficiente no arroz) e metionina (aminoácido deficiente no feijão).

É rica em ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2 e B3. Possui ainda vitamina C e E, embora em menor quantidade.
Além disso, a Quinoa é rica em fibras, o que auxilia no trânsito intestinal e no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue.

Outra vantagem da quinoa é a ausência de glúten, o que a torna indicada para casos de doença celíaca. Seu uso culinário é bastante diversificado em pratos doces e salgados. O consumo mais difundido é na forma de grãos, podendo ser utilizada também em forma de farinha ou em flocos para o preparo de pães, pudim, mingau, biscoitos ou panquecas.

É possível também cozinhar o grão e utilizá-lo na salada, em sopas ou acompanhamentos de pratos mais elaborados. No entanto, as folhas também podem ser consumidas refogadas e os botões das flores cozidos como brócolis.

Como você pode perceber, a Quinoa é um alimento bastante nutritivo, e assim como qualquer outro alimento é importante consumi-lo como parte de uma alimentação saudável e balanceada. Então, vale a pena experimentar!

Um comentário em “Quinoa: saiba por que vale a pena incluir esse grão na sua dieta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *