Últimos dias para visitar cozinhas de arquitetas capixabas

A Casa Cor ES vai até domingo, dia 16, e é a oportunidade de conferir ideias de arquitetos capixabas que inovam quando o assunto é decoração e novidades para diversos ambientes da casa. É o caso da Cozinha. As arquitetas Larissa Cabral e Andréia Drumond foram as responsáveis pelo projeto. Pensando em um ambiente aconchegante para receber, porém eficiente com tudo à mão para o chef de plantão, é que elas criaram uma cozinha diferenciada. A ideia das capixabas foi trazer parte da sala de estar para dentro do ambiente a fim de criar uma cozinha mais intimista para receber pequenos grupos de visitantes para colocar o papo em dia e, claro, degustar um menu especial.
casa cor 2014 3

Quem passar por lá vai perceber que logo na entrada do ambiente, ressalta-se o aconchego familiar, numa composição plástica instalada na parede atrás da mesa, que o visitante percebe à primeira vista. Relógio, obras de arte, fotografias, pequenos quadros, ou seja, fragmentos da memória familiar, cada um com sua própria história montam de uma espécie de mosaico de reminiscências, que retrata no presente, um pouco do passado dos que ali residem. “A ideia de trazer as memórias da família para a cozinha mais que adornam o ambiente, mas trazem vida e humanizam o espaço”, explica Larissa Cabral.
casa cor 2014 2
E quem disse que os eletrodomésticos e utensílios da gastronomia devem ficar escondidos dentro do armário da cozinha? Além de trazer um novo conceito para o ambiente para quem quer receber amigos e familiares, sem deixar de cozinhar com eficiência, um dos destaques do ambiente, que é impossível passar despercebido, são os objetos decorativos. Elas usaram batedeira de bolo, potes de macarrão, processador, faqueiro, como objetos de decoração do próprio ambiente e dar o toque de que realmente ali é um ambiente gastronômico. “O objetivo principal foi transformar esses eletrodomésticos novos e modernos numa miniexposição e coloca-los à mostra na decoração do ambiente e também ainda mais ao alcance de quem adora usá-los no dia a dia”, completa Larissa.
casa cor1
Outro diferencial é o revestimento que cobre parte das paredes. Ele é composto por um material cimentício, que imita com fidelidade o aço corten, em alta na arquitetura e na decoração. O material simula um desgaste natural do tempo, dando ares de modernidade e de certa forma contribuiu para o ar intimista que foi dado ao espaço. Também foi utilizado nas paredes um papel de parede de procedência alemã. Super interessante, ele pode se ter a pintura renovada por até 20 vezes.
casa cor
Para manter a cozinha mais intimista foi usada uma iluminação indireta, que contorna todo o espaço, e outra focada na área de estar e de trabalho. Uma coluna que ilumina o balcão, de autoria do designer Karim Rashid, foi usada no meio do ambiente para efeito, tanto decorativo quanto funcional. Sobre a mesa, lâmpadas pendentes dialogam com o revestimento da parede, que, por sua vez, contrasta com o brilho da laca branca e com a marcenaria fixa em madeira. Painéis de madeira e espelhos completam a decoração. Móveis soltos compõem, dão cor e um toque de sofisticação ao ambiente.

A mesa traz parte cadeiras e parte sofá ornada de almofadas, dando um clima ainda mais aconchegante e um ar de cara de sala de estar dentro do ambiente. Segundo a arquiteta Larissa Cabral, a intenção do projeto foi resgatar o papel da cozinha em unir as pessoas e tornar ela um ambiente mais humanizado, aconchegante, para que os donos da casa queiram passar mais tempo na cozinha e tornar isso um motivo para receber familiares e amigos especiais.
Casa Cor ES 2014

Serviço
Horário: Terça à Sexta das 15h às 22h. / Sábados e Feriados das 13h às 22h. / Domingo das 13h às 21h.
Local: Shopping Mestre Álvaro – Av. João Palácio, 300 – Eurico Salles, Serra – ES, 29160-161
Ingressos: R$ 38,00
Telefone: (27) 3225.4012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *