Receita de espaguete à amatriciana

Hoje a receita do nosso blog é uma homenagem a Amatrice, cidade mais afetada pelo terremoto que atingiu a região central da Itália na semana passada. O prato, spaghetti alla amatriciana, como é chamado por lá, é conhecido em todo o mundo. É uma receita fácil de fazer e muito saborosa! Vamos te ensinar a prepará-la.

Quem me ensinou essa receita no Fala ES foi o chef Orlando Nardi. Ele tomou uma iniciativa muito bacana. Fez uma promoção no restaurante dele. Quem for ao Preferito e pedir esse espaguete, vai estar ajudando os moradores de Amatrice. Toda dinheiro lucrado com a venda do prato será revertida para a cidade italiana. Muito legal, né? #ficaadica

Além do convite para ir ao Preferito, tem a receitinha aqui pra você. Anote aí:

Ingredientes
· 200/250 gramas de espaguete de trigo
· 130 gramas de pancetta ou bacon
· 300 gramas de tomate sem pele
· 100 gramas de queijo pecorino ou grana padano
· 1 peperoncino/pimenta calabresa
· sal à gosto

Modo de preparo
Primeiro prepare todos os ingredientes: corte a pancetta ( ou bacon) em tiras, rale o queijo pecorino (ou grana padano), pique o peperoncino (ou pimenta calabresa) e reserve um pouco de vinho branco em um copo.
Frite a pancetta/bacon com um pouco de azeite, adicione o peperoncino. Deixe fritando até a gordura se tornar transparente, adicione o vinho e deixe evaporar. Em seguida, remova a pancetta/bacon da panela e use a mesma panela para preparar os tomates. Cozinhe os tomates até que eles fiquem com a consistência de um molho.

Enquanto isso, ferva água e cozinhe o espaguete. Quando estiver pronto, escorra e despeje diretamente na panela com o molho. Adicione a pancetta/bacon, misture bem e reserve. Sirva com uma boa quantidade de pecorino/grana padano ralado.

Obs: essa porção serve 2 pessoas.

Veja a receita no Fala ES:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *