Receita de risoto de tomate seco e rúcula

Risoto é sempre uma boa pedida quando você quer fazer um jantar especial ou mesmo um almoço. Hoje o nosso risoto é com tomate seco e rúcula. Ficou uma delícia!!! Super indico.

Anote aí os ingredientes e aproveite!

bju, Ju

Caldo de legumes

Ingredientes (1,5 litro):

– 02 Litros de água

– 02 Cenouras

– 01 Cebola grande

– 05 Sementes de pimenta do reino

– 01 Folha de Louro

– 01 Salsão com folhas e tudo

– 01 Alho Poró com folhas e tudo

Modo de Preparo:

Em uma panela grande coloque a água e todos os ingredientes que devem ter sido higienizados previamente. Deixe ferver e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por uns 30 a 40 minutos no fogo lento. Vai reduzir um pouco. Depois é só passar por uma peneira e guardar depois de frio, em um recipiente fechado caso não use todo no preparo do risoto.

 

Risoto de Tomate Seco E Rúcula

Ingredientes:

– 15 ml de Azeite Extra Virgem ou Azeite do Tomate Seco;

– 20g Manteiga Gelada;

– 10g Cebola Cortada em Cubos Pequenos;

– 05g Alho Cortado em Cubos Pequenos;

– 90g Arroz Arbóreo;

– 60 ml Vinho Branco;

– 1000 ml de Caldo de Legumes;

– 06 und Tomate Seco cortados ao meio;

– 02 Folhas Grandes de Rúcula;

– 60g Parmesão Ralado na hora;

– Sal e Pimenta d reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela grande coloque o caldo de legumes já coado para ferver, após levantar fervura abaixe o fogo mantendo-o sempre quente.

Em outra panela coloque o azeite e a metade da manteiga em fogo médio e guarde o restante na geladeira, em seguida adicione a cebola mexendo até murchar, depois o alho e quando começar a dourar coloque o arroz arbóreo e frite junto com a cebola e o alho por mais 2 minutos.

Aumente o fogo e despeje o vinho, deixe evaporar e secar um pouco, em seguida vá adicionando o caldo de legumes aos poucos e mexendo sempre sem deixar secar totalmente, em seguida adicione uma concha de caldo mexendo sempre, quando estiver secando repita esta operação várias vezes até o arroz chegar no ponto “al dente”, no meio deste processo acrescente também o tomate seco. Quando chegar neste ponto coloque 1/3 da concha de caldo e em seguida o parmesão mexendo sem parar até derreter por completo, acerte o sal e a pimenta e em seguida coloque a rúcula rasgada a mão mesmo. Por fim coloque a outra metade da manteiga gelada desligue o fogo e mexa bem ate a manteiga se dissolver por completo e sirva imediatamente. Decore da forma que melhor lhe agrade. E bom apetite.

Obs: Rende uma porção.

 

Veja o preparo da receita no Fala ES:

Um comentário em “Receita de risoto de tomate seco e rúcula”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *