Aprenda a fazer Ratatouille: prato tradicional da França

Boa tardeeee!!

Fiquei uns dias de folga, mas cá estou de volta e cheia de dicas novas! Hoje no Fala ES aprendi a fazer uma receitinha super fácil  e saborosa: o Ratatouille. Você já provou? O ratatouille é uma receita típica da região de Provença, tradicionalíssima. É do século XVIII!! Pode ser servido quente ou frio, sozinho ou como acompanhamento.

Aqui vamos fazer quente e sem acompanhamento. Mas fica muito bom com uma carne! Siga o passo a passo e aproveite essa delícia italiana. Demora um tempinho a mais no forno, mas não dá trabalho não! Aproveite!

Ingredientes
1 berinjela
1 abobrinha
1 pimentão amarelo
3 tomates
2 cebolas
3 colheres (de sopa) de azeite extra virgem
1 galho de tomilho
Sal

Molho
2 colheres (de sopa) de azeite
2 dentes de alho amassado
1/2 cebola picadinha
2 tomates picadinhos
1/2 xícara (de chá) de água
Sal
Folhas de manjericão

Modo de Preparo:
Comece fazendo o molho. Coloque o azeite em uma panela, frite um pouco o alho amassado e acrescente a cebola, mas não deixe fritar muito, só até murchar. Junte o tomate, refogue um pouco. Acrescente a água e deixe cozinhar uns 3 minutos. Coloque o sal e as folhas de manjericão. Despeje em uma travessa refratária e reserve.

Agora vamos preparar os legumes. A primeira coisa é cortar todos em rodela. Comece com a berinjela, corte em rodelas de 1/2 cm e deixe de molho em água salgada por uns 20 minutos. Depois escorra e seque um pouco. Isto tira um pouco o amargor da berinjela.

Montagem: na travessa que já está com o molho, comece arrumando as camadas de legumes. De fora para dentro. Coloque uma rodela de cada legume, de forma intercalada e em pé. Faça isso em toda a travessa. Depois da travessa cheia, vá colocando outras rodelas nos espaços que ficaram vazios até que fique tudo apertadinho.

Corte os galhos das ervas em pedaços e polvilhe por cima junto com o sal. Despeje o azeite por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos. Depois tire o papel alumínio e deixe o molho secar um pouco (uns 10 minutos). Cuidado para não deixar os legumes queimar.

 

Veja o preparo da receita no Fala ES:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *