Sururu alla italiana

A receita de hoje é italiana: Impepata di cozze. Aqui no Brasil o prato se chama mexilhões alla italiana. No Espírito Santo o mexilhões são conhecidos como sururu. Temos o marisco com abundância na costa capixaba. Então, vamos aproveitar essa delícia e fazer uma entradinha simples e muito saborosa.

bju, Ju

 

Ingredientes: 
1 quilo de sururu (na concha)
1 dente de alho
salsinha picada a gosto
Salsão
azeite extra virgem de oliva
pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo: Antes de começar a lavar os sururus, separe os que estão abertos e quebrados e jogue fora. Enxague bem o sururu em várias águas, esfregando uns contra os outros com as mãos. Com uma escovinha de cerdas dura ou com uma palha de aço inoxidável nova, esfregue bem uma a uma para retirar toda a impureza das cascas. Depois disso, puxe os fios que contém dentro da casca de cada um e volte a enxaguar novamente em água corrente e escorra bem. Agora o surur está pronto para ser cozido.

Leve ao fogo uma panela grande com 3 colheres de azeite, frite o alho picado e coloque o sururu para cozinhar durante 20 minutos com a panela tampada. Não precisa por água nem sal. Depois de cozido desligue o fogo, junte a salsinha picada e a pimenta do reino a gosto. Tampe a panela e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

Sirva bem quente com limão e fatias de pão torrado.

Obs: essa receita serve bem 2 pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *