Arroz de palmito com tilápia

Olá!! O Brasil entrou em campo hoje contra a Costa Rica. Vencemos no finalzinho por 2 a 0. Por pouco o jogo não termina em empate.

A Costa Rica já é “freguesa” do Brasil. Em Copas do Mundo, perdeu todas as três vezes que jogou contra a seleção canarinho. Já que a vitória é nossa, vamos “papar” a Costa Rica?!

Brincadeiras a parte, vamos conhecer um pouco da gastronomia do país. Os costa-riquenhos tem costume de comer a natilla, que é um recheio para pães e carnes; o elote, milho servido na manteiga e a chancleta, uma batata recheada queijo. O acompanhamento principal deles é o arroz. Inclusive, eles comem arroz até no café da manhã!

Em homenagem a Costa Rica, hoje vamos preparar um arroz de palmito (feito com molho béchamel) com tilápia. O peixe também é muito consumido por lá.

bju, Ju

 

Ingredientes do Molho Béchamel:
50g de Manteiga
50g de Farinha de Trigo
80g de Cebola branca inteira sem casca (1 unidade pequena)
1 litro de leite integral
1 folha de louro
2 cravos
Noz Moscada ralada na hora (à gosto)
Pimenta do Reino Branca moída na hora (à gosto)
Sal (à gosto)

Modo de Preparo:
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo, junte o trigo e mexa vigorosamente por 3 minutos. Adicione o leite e mexa bem para não deixar formar grumos. À parte, coloque a folha de louro sobre a cebola e prenda espetando com os cravos. Junte ao molho. Deixe espessar até o ponto desejado, aproximadamente 18 minutos. Desligue o fogo. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada moídas na hora. Reserve.

 

Ingredientes do Arroz de palmito:
500g de Arroz branco cozido
300g de Palmito fresco em cubos
10g Manteiga
Sal (à gosto)
Pimenta do Reino Branca moída na hora (à gosto)
250g de Molho Béchamel
80ml Caldo de Frango e Legumes (ou quanto baste)
50g de Queijo Parmesão Ralado

Modo de Preparo:
Em uma frigideira antiaderente, aqueça a manteiga e refogue o palmito por 3 minutos, temperando com sal e pimenta do reino branca moída na hora. Reserve. À parte, misture o arroz ao molho Béchamel. Ajuste com o caldo de legumes. Coloque o palmito, ajuste o sal e pimenta. Espalhe em um refratário e polvilhe o parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.

À parte, em uma frigideira antiaderente, grelhe a tilápia. Pode acompanhar com uma banana da terra frita na  manteiga (os costa-riquenhos usam muito a manteiga na sua culinária).

Monte o prato e bom apetite!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *