1º Dia da Casa dos Criadores

No último dia 12/4 estreou o primeiro dia de sua 39º edição da coleção de verão 2017. O fundador André Hidalgo conta que seu evento de certa forma sempre acabou adotando as mudanças propostas pelo mercado em geral, afinal ninguém consegue escapar da evolução do sistema. Porém, não chega a ser curioso imaginar como isso aconteceria com estilistas dentro de uma categoria que conta com estruturas ainda tão pequenas.

Adaptação

A Casa de Criadores se adaptou para a nova palavra de ordem do momento, para o sistema veja-agora-compre-agora. “Se exigisse isso dos participantes, acabaria sem ninguém para apresentar”. E ficar de fora dessa nova estrutura não significa um problema para quem trabalha sob a bandeira da criação, muito pelo contrário. A Federação Francesa dos Costureiros e Criadores de Moda foi contrária à ideia e proibiu os participantes da semana de moda parisiense em adotar o método. Sendo assim, marcas francesas que têm condições de bancar o sistema veja-agora-compre-agora não deverão se adaptar ao esquema. Uma lástima…

Heloisa-Faria1

Em parceria com e-commerce Passarela, o site vai apresentar conteúdo exclusivo em primeira mão para seus visitantes, como a transmissão dos desfiles ao vivo sempre às 21h, até a sexta-feira, 15/04. Mas também elegeu seis estilistas para incluir peças selecionadas que foram desfiladas já nessa edição em sua seção de vendas. Heloisa Faria é uma das escolhidas por ser uma das pratas da Casa. Ela explica que a escolha das peças oferecidas pelo e-commerce tende a ser feita por opções mais simples e básicas, e a grade é pequena. Mas seguiu o padrão de qualidade de tecidos e costura que mantém em seu ateliê, assim não atrapalhou o processo de execução de toda a coleção composta pelos 20 looks apresentados na última terça-feira, 12/4.

heloisa-faria-6heloisa-faria-11 colar

Sua coleção se trata mais uma vez sobre a celebração do feminino, abraçando mulheres que não precisam seguir uma tendência e querem se vestir bem. Aliás, esse é o fundamento da marca. Desta vez a estilista Heloisa Faria está mais ligada com a natureza e tirou suas referências visuais de um livro dos ano 70 chamado “Mountain Rcstase“, que trata de “um tipo de tantra poético” nas palavras de Heloisa. Portanto a concha do mar faz essa referência sexual muito forte que foi trabalhada nos acessórios _todos muito lindos, desenvolvidos por ela em parceria com um artesão que conheceu em Embu, nas peças de metal escovado, e outra com Caio Vinicius, que já tinha as peças de conchas prontas, mas elas encaixaram perfeitamente dentro do contexto da coleção. As estampas digitais também trazem conchas do mar para os tecidos de seda pura e um denim muito maleável para a construção das peças que são, de fato, muito frescas e a cara do verão. Destaque para o colete de um lado pois essa moda assimétrica ainda não acabou!

Heloisa-Faria

Rober Dognani

Rober

Ele encerrou o primeiro dia de desfiles da Casa de Criadores com mais um desfile misto inspirado no punk shakespeariano. Portanto todos aqueles toques vitorianos que estiveram tão fortes nas passarelas internacionais já começaram a dar as caras por aqui mas com uma boa dose punk interpretada com a ajuda do stylist Giuliano Menegazzo, que assina a segunda colaboração com o estilista e também os acessórios desta coleção. As peças foram trabalhadas na maioria com malhas de algodão, com destaque para a malha de linho e as peças de linho puro para identificar a estação quente. As criações de peças vazadas e trançadas com retalhos de seda pura foram a sensação.

 

rdog_v17_081-960x6409ed899f9-4ae0-4a15-b11a-c9313cfecd3a

Para quem não está por dentro a Casa de Criadores é um evento de moda criado em 1997 com o propósito de apresentar novos estilistas para o mercado e para o grande público. É muito comum de lá saírem nomes que depois ficaram famosos no SPFW. O evento que vai até esta sexta, 15/04, encerra com o desfile de Fábia Bercsek, que começou na Casa de Criadores, passou para o time do SPFW e hoje trabalha para a marca Cravo e Canela, que por sua vez apoia a marca pessoal da estilista e que agora propicia seu retorno às passarelas, na Casa de Criadores. Com sua trajetória, Fábia sintetiza sozinha os muitos ciclos de oportunidades que vimos acontecer na história recente da moda brasileira, inclusive a expectativa pelo próximo capítulo. Então vamos aguardar as novidades que virão neste ano tão conturbado e passando por momentos difíceis, que não está fácil para ninguém. Então só nos resta reinventarmos e não pararmos nunca. Criatividade é a palavra da vez!!!

Até amanhã com mais news!! Kisses

Fotos: Internet / IG

 

Donatella Coser

(195Publicações)

Donatella Coser é jornalista, formada em biblioteconomia pela UFES, foi colunista social do “O Jornal do Estado – Espírito Santo sem Fronteiras” por 5 anos. Atualmente repórter e apresentadora do quadro "Toque de Classe” no programa Wesley Sathler da TV Vitória / Rede Record, que vai ao ar aos sábados. Agora também estará com vocês diariamente no blog “Estilo & Beleza” do jornal Folha Vitória.

Comentários (2)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *