O novo e o clássico nas semanas de moda

Hoje vou falar um pouco sobre as semanas de moda que começa em Nova York, passa por Londres, Milão e termina em Paris. Nessa temporada, rolou ainda mais expectativa em torno do que aconteceria na cidade luz, já que veríamos as estreias de Anthony Vaccarello na Saint Laurent, Bouchra Jarrar na Lanvin e Maria Grazia Chiuri na Dior.

lanvin

Missão

Vaccarello e Jarrar têm uma missão muito mais difícil que Maria Grazia na Dior. Não só eles assumiram cargos em duas das maisons mais importantes da moda (assim como Chiuri), mas eles sucedem dois diretores criativos que causaram muito em suas passagens pelos mesmos cargos antes deles. Tanto Alber Elbaz (na Lanvin) como Hedi Slimane (na Saint Laurent) foram responsáveis por uma verdadeira guinada nas respectivas marcas, aumentando vertiginosamente suas vendas e criando um novo perfil para elas.

lanvin-1

Famosa por sua alfaiataria, seu desfile tinha muito mais looks de ternos, calça e camisa do que jamais vimos nas passarelas de Elbaz, fazendo alusão ao fato de que Jeanne, antes de fazer moda feminina, fazia masculino e esportivo.

Ponto fraco

Os vestidos foram o ponto fraco dessa estreia de Bouchra. Todos batiam na tecla da transparência que vimos tanto nessa semana de moda. Sabe quando víamos um vestido da Lanvin e na cara sabíamos detectar? Essa identidade é o que ficou faltando na estreia da estilista na maison francesa. Uma passarela quase toda em preto e branco com pontos de azul… Falta de de cores, de suntuosidade. Foi um caos a ausência de Alber Elbaz nessa semana de moda. Que dure pouco porfavor…

lanvin-02

 

Margiela by John Galliano

John Galliano esteve nessa posição de assumir uma nova casa há quase dois anos, quando apresentou sua primeira coleção para a Maison Martin Margiela. A comparação com os outros é injusta: além de John não ter sucedido diretamente o próprio Margiela, ele por si só tem toda uma legião de fãs apaixonados que estavam afoitos com sua volta. Na Margiela, a cada temporada ela mostra como fundiu sua visão com a da casa, e vemos propostas interessantes que volta e meia, daí detectamos:“Ah, isso é tão Galliano!” Em sua coleção aconteceu com os looks de cintos amarrados na cintura.

margiela-01

Sua coleção foi estremanete colorida, misturando texturas, e repleta de peças perfeitamente usáveis em um styling primariamente comercial mas nem de longe monótono. O grande tema do desfile, porém, foi o esportivo (como na Versace) – sabe como seria a surfista da Margiela? Feminina, descontruindo peças e com sobreposições interessantes, claro! Super top!!!margiela-2

Fechando o desfile

Para fechar, mudamos o foco e vamos falar de Dries Van Noten, totalmente independente dos grandes conglomerados que mandam no cenário. Quem dita o ritmo, o clima e o caminho da marca é o próprio Dries. Em mais uma coleção tão elegante, ele explorou contrastes. Enquanto tanto temos ouvido as pessoas apresentarem suas coleções e afirmando que elas são “pensando no hoje, para a mulher de agora” e passando longe disso como Vaccarello, Van Noten fez isso sem qualquer alarde, esforço ou talvez até intenção.

dries-van-noten
Ele tem muito claro para ele quem é a mulher para quem desenha, e sua coleção tão atual misturou camisa social com sobreposição de top de tule, bermuda e camiseta com gola toda bordada e calça jeans (que não era boyfriend, como todo mundo está fazendo que estavamos cansadas de ver) com camisa de ares vitorianos. O resultado… Foi Dries. Dava para detectar de longe. Foi a minha escolha!!!!

Acho que deu para dar uma voltinha no que foi apresentado na Semana da Moda, não acham?!!

Fotos: Divulgação/Internet

Até amanhã com mais news!!!

Donatella Coser

(195Publicações)

Donatella Coser é jornalista, formada em biblioteconomia pela UFES, foi colunista social do “O Jornal do Estado – Espírito Santo sem Fronteiras” por 5 anos. Atualmente repórter e apresentadora do quadro "Toque de Classe” no programa Wesley Sathler da TV Vitória / Rede Record, que vai ao ar aos sábados. Agora também estará com vocês diariamente no blog “Estilo & Beleza” do jornal Folha Vitória.

Comentários (2)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *