EXTINÇÃO ANIMAL – UM PROBLEMA PARA TODO O PLANETA

Compartilhe esta notícia

Hoje a especialista em educação ambiental, Camila Malacarne, irá falar sobre alguns animais que estão correndo o risco de desaparecerem do nosso planeta.

Ultimamente tem crescido a adoção de animais domésticos como cachorros, gatos, calopsitas, porquinhos da índia e vários outros. As redes sociais nos mostram que as pessoas, em sua maioria, querem um amiguinho bicho por perto, para serem mais felizes e também oferecê-los conforto e uma família. No entanto, na contramão deste amor animal, convivemos com a triste realidade da extinção em massa que cresce de forma gradativa a cada ano. Segundo dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) há, em dados atuais, em torno de 5.200 espécies de animais em risco de extinção!

Conheça, a seguir, alguns deles que entraram em risco de extinção em 2016:

  • Rinoceronte-de-java: A principal ameaça ao rinoceronte-de-java é a caça, porque na China se crê que seus chifres têm propriedades terapêuticas.
  • Elefante-de-sumatra: Teve sua população diminuída em 70% nos últimos anos! Alguns vivem nas selvas da Indonésia, mas são ameaçados constantemente por caçadores que querem seu marfim para vender no mercado.
  • Tartaruga-gigante: O seu exemplar maior chegou a pesar 916 kg. Atualmente, restam, apenas 250 dessas tartarugas vivendo em águas mexicanas sob a ameaça de resíduos plásticos que nadam no mar e atuam como armadilhas.
  • Gorila-da-montanha: Essa é outra espécie ameaçada pela destruição de seus habitat e pela caça ilegal. Não sobraram mais do que 500 deles, que vivem hoje, por sorte, em parques nacionais na África, que são zonas protegidas.
  • Tigre-siberiano: Vive nessa região da Rússia ameaçado pela caça ilegal, já que sua pele é usada para confeccionar casacos, bolsas e almofadas.

 

  • Temos ainda em processo de extinção os brasileiríssimos: ararinha-azul, onça-pintada, tartaruga-de-couro, pica-pau-de-cara- amarela e o famoso mico-leão dourado. Graças à algumas boas iniciativas de preservação realizadas em vários pontos do país, a tendência é que eles se reproduzam e tenham a garantia de liberdade e longa duração de vida.

Para quem pensa na extinção como algo que afetará somente gerações futuras, está bem enganado, pois esse problema é uma realidade. Muitas plantações são inteiramente comprometidas por pragas e a causa disso é a falta de predadores por consequência da extinção. Além de trazer o desaparecimento do animal, ela também contribui para o desaparecimento de muitas outras espécies por conta da cadeia e da seleção natural, causando impactos em todo o planeta.

Precisamos, com urgência, ajudar com medidas eficientes para a conscientização e criação de ações prioritárias em respeito à vida animal. Façamos a nossa parte denunciando os maus tratos e evitando comprar produtos que estejam ligados à caça desses seres vivos já raros.

Camila Malacarne – Graduada em Comunicação Social e Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade – [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *