Hora do recreio, hora do lanchinho saudável!

Compartilhe esta notícia

Alguem disse Recreio????

HUMMMMMMMMM….. esse é uma parte muiiiito boa do nosso dia, fora que depois de receber tanta sabedoria dos nossos professores dá aquela fominha… O Tonico que o diga rsrs ele adora comer, e a especialista Camila Malacarne preparou um post especial com dicas ótimas…

Cuidar do meio ambiente não requer somente preocupar-nos com a fauna, flora e demais recursos naturais. Somos parte desta cadeia e a nossa saúde também requer cuidados desde sempre.

Nós, pais e mães, sabemos que o lanchinho da escola sempre precisa de atenção especial e cuidados. Pensar no lanchinho ideal e saudável hoje em dia ultrapassa o óbvio de pensar em crianças mais ativas e saudáveis.  Uma alimentação adequada ajuda os pequenos em sua saúde e em ter mais energia para pensar e brincar.  Para isso é preciso fazer o uso de alimentos saudáveis a fim de renovar as células do organismo e prevenir doenças.

Cada criança possui um metabolismo diferente da outra, ou seja, a mesma alimentação tem reações distintas por indivíduo. Em diversos estudos feitos mundo afora, os nutricionistas concordam que em vez de se deleitar em três refeições diárias, é muito mais saudável para o metabolismo comer cinco pequenas refeições a cada dia.

São nessas duas refeições extras que entra o lanchinho. É preciso levar em conta o período em que a criança estuda e a refeição que fez antes de ir à escola. De forma geral, ela deve levar um alimento de cada grupo alimentar, ou seja, uma fonte de proteína (iogurte, queijo, leite), uma fruta (tanto in natura quanto o suco sem açúcar) e um carboidrato (pães e cereais). Selecionamos algumas sugestões:

  • 1 tapioca com queijo branco (ou processado), geleia de frutas e castanha + 1 copo de suco de uva integral;
  • 1 pãozinho com requeijão + banana + 1 copo de bebida à base de soja;
  • Salada de frutas com iogurte de garrafinha + cereal;
  • 1 fatia de bolo caseiro de fubá + 1 queijo processado + 1 copo de suco natural de mamão;
  • 1 banana picada com 3 colheres de sopa de granola (que deve ser levada separadamente) + 1 iogurte de garrafinha;
  • 2 fatias de pão com creme de ricota + 1 copo de suco de polpa de morango (se possível da fruta);
  • 1 fatia de bolo de maçã com aveia e castanhas + 1 suco de laranja +1 barra de cereais.

Evite o leite UHT (leite de caixinha) e também refrigerantes e sucos longa vida (também da caixinha). Fiquem distantes dos embutidos como queijos e presuntos e nem pensar em doces e frituras. Fiquem atentos também com aqueles alimentos que contenham gordura trans (muitos deles processados). Além de você contribuir com a saúde do seu filho com o consumo de lanches saudáveis, você contribui com o meio ambiente reduzindo o impacto do processo produtivo dos industrializados.

Camila Malacarne – Graduada em Comunicação Social e Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade – [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *