POR QUE AS FLORESTAS SÃO IMPORTANTES?

Compartilhe esta notícia

Aqui neste espaço temos discutido vários assuntos ligados à ecologia e preservação da biodiversidade.

Falando em proteção ambiental, hoje abordaremos a importância das florestas. Você sabe por que elas são tão importantes para nossa existência e qualidade de vida?

Se falou que elas ajudam na renovação do ar ao absorver o dióxido de carbono e que colaboram com as condições climáticas locais amenizando o forte calor em algumas cidades, acertou em cheio!

No entanto os benefícios são bem maiores e faz uma grande diferença não tê-las bem preservadas.

Veja:

1 – São bem mais que árvores!

Quase metade de todas as espécies conhecidas vivem em florestas, incluindo 80% da biodiversidade em terra. Somos um gigante habitat para todo o tipo de espécies.

2 – Trazem chuva!

Grandes florestas podem influenciar os padrões climáticos regionais e até criar seus próprios microclimas. A floresta Amazônica, por exemplo, gera condições atmosféricas que não só promovem chuvas regulares no norte do país, mas potencialmente tão longe quanto em outros Estados brasileiros.

3 – Reabastecem constantemente os aquíferos.

As florestas são como esponjas gigantes, pegando escoamento em vez de deixá-lo rolar sobre a superfície. A água que passa por suas raízes escorre nos aquíferos e há a reposição reservas de águas subterrâneas que são importantes para consumo humano direto e irrigação em todo o mundo.

4 – São eternas faxineiras e limpam o ar sujo.

Sabemos que as plantas dentro de nossas casas ajudam a purificar o ar, mas florestas purificam muito mais! Elas podem limpar a poluição do ar em uma escala muito maior, e não apenas o CO2 acima mencionado, mas também uma ampla gama de poluentes atmosféricos, incluindo monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de azoto.

5 – Fornecem remédios para várias doenças!

As florestas fornecem uma riqueza de medicamentos naturais e ingredientes para a indústria de remédios sintéticos também! Cerca de 70 % de todas as plantas conhecidas com propriedades de combate ao câncer ocorrem em florestas tropicais. Existem outras vantagens atribuídas às florestas e é possível afirmar que a ausência delas poderia impossibilitar a vida humana na Terra. Preservemos, portanto, o nosso reduto verde para continuarmos desfrutando de seus benefícios!

 

Camila Malacarne – Graduada em Comunicação Social e Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade – [email protected]

 

whatsapp-image-2016-11-18-at-1-31-09-am

Um comentário em “POR QUE AS FLORESTAS SÃO IMPORTANTES?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *