A RECICLAGEM COMEÇA EM CASA

Compartilhe esta notícia

Hoje no folhinha Macakids a especialista em educação ambiental, Camila Malacarne, fala da importância de começar a ensinar as crianças a importância da reciclagem já dentro de casa. Nesse pequeno desenho animado, Caco e Drika mostram que uma garrafa de plástico demora mais de 100 anos para se decompor e mostram a melhor solução. Embarque com a gente nessa missão de salvar o planeta! #vocêpodeserumMacakids

Camila, agora é com você!

A preservação do meio ambiente também começa em casa, com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. E a mais importante é a separação e reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Tendo a atitude de separar os resíduos, já estão dados os primeiros passos para sua destinação adequada.

Com a separação é possível: a reutilização, a reciclagem e a melhoria das condições de trabalho dos catadores.

E o que podemos reciclar? Podemos reaproveitar todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Veja abaixo alguns exemplos do que é possível reaproveitar e do que não podemos reciclar:

  • Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
  • Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Recicle sacos de supermercados, garrafas pet, tampinhas e até brinquedos quebrados.
  • Vidros: todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
  • Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos.

As vantagens da separação e reciclagem do lixo não servem somente para proteger o solo e os recursos ambientais, mas também movimentam positivamente a economia:

  •  A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.

Valorize esta prática e adote atitudes de proteção em casa.

Camila Malacarne – Graduada em Comunicação Social e Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade – [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *