Torta Capixaba Orgulho da Culinária do ES

A Torta Capixaba é uma receita tradicional da culinária do ES e faz um sucesso danado em todas as casas aonde é preparada.

Na verdade cada família tradicional capixaba tem seus segredinhos e a sua receita própria dessa iguaria e  talvez por isso ela faça tanto sucesso.

Eu como não sou bobo nem nada saio por aí provando e aprovando até achar qual é a melhor receita, o bom de fazer isso é sempre encontrar novos sabores.

Nessa matéria conversei com a professora Cinthia Paixão da Universidade de Vila Velha sobre essa tradição das famílias capixabas e sobre as influências nessa receita tão especial.

Você vai ainda aprender a preparar uma receita mais barata da famosa torta que com certeza vai te deixar com água na boca.

Alessandro Eller

(161Publicações)

Chef de cozinha formado em Gastronomia com pós graduação em Hotelaria e mestrado em Sociologia pela PUC SP/UVV. Há 8 anos é coordenador do curso de Gastronomia da Universidade de Vila Velha e apresenta há mais de 10 anos um programa de culinária na tv aberta. Recebeu o Prêmio Nacional Dólmã em 2015 e o título de Embaixador da Gastronomia do Espirito Santo. Ao longo de sua trajetória, o Chef foi palestrante nos principais festivais gastronômicos do Brasil e em diversos eventos no exterior. É presidente do Instituto Panela de Barro, instituição que desenvolve projetos de valorização e divulgação da Gastronomia Capixaba.

Comentários (3)

  1. Neri

    Em um de seus programas, você foi até a ilha Caieira para comer uma torta.
    Como você recomendou, ligamos para encomendar a nossa. Pedimos a nais cara, com direito a tudo. Panela, azeite, bacalhau, ostra, camarão e tudo mais.
    Sexta-feira Santa, saimos de Vila Velha e com um taxi, fomos buscar a torta na hora marcada.
    Ficamos duas horas esperando a torta no Beco do Siri. Sra Eliana parecia fora do ar, por conta de duas emissoras de tv estarem por lá para uma entrevista.
    Esperamos pacientemente, pois você recomendou e disse ser uma delicia.
    Enfim pegamos a torta e outro taxi para voltar, loucos para saborear a torta mais cara que já comprei.
    Que decepção, a torta estava sem tempero, só com palmito. A panela de barro esta rachada em três lugares e o axeite é da pior qualidade.
    Nunca mais volto lá.
    E pedirei a você, que quando for recomendar algum lugar, pense bem, porque é o teu nome que entra em jogo também.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *