Pão Petrópolis – fácil de fazer e delicioso

Eu tenho na lembrança um pão caseiro que meu avô fazia que era sensacional, toda vez que sinto aquele cheirinho de pão quentinho vem logo na memória.

Fazer pão tem sim seus segredos e mistérios, o meu amigo Chef Wiliams é proprietário da fábrica de pães artesanais Lartigiano, ele sem dúvida é um cara que conhece todos esses segredos ou talvez quase todos podemos dizer assim. A verdade é que ele é o maior especialista no assunto que eu conheço e além de tudo é sempre muito generoso ao dividir seus conhecimentos.

Segue aí a receita que ele preparou no meu programa e você confere todos os detalhes.

Pão Petrópolis

Rendimento – 2 pães de 232g

Ingredientes da Massa:
300g de farinha
30g de leite em pó integral
3g de melhorador de farinha para pães
3g de fermento biológico seco
30g de ovos
135g de água
6g de sal
30g de manteiga sem sal

Decoração:
12g de farinha de trigo
9g de açúcar refinado
6g de manteiga sem sal
6g de coco ralado
3g de canela (opcional)

Finalização:
1 ovo levemente batido

Preparo
1Coloque na batedeira própria para pão a farinha de trigo, o açúcar, o melhorador e o leite em pó. Bata na velocidade 1. Você também pode misturar os ingredientes com a mão.
2Adicione 90% do total de água e continue batendo na velocidade baixa. Junte o fermento e o restante do líquido aos poucos. Se estiver usando as mãos, continue misturando para incorporar os ingredientes.
3Quando a água e o fermento estiverem incorporados, coloque o sal a aumente a velocidade da batedeira para o nível 4. Adicione a manteiga e continue batendo até atingir o ponto de véu. Caso esteja trabalhando a massa com as mãos, sove com mais intensidade até atingir o ponto indicado.
4Retire a massa da batedeira e divida a massa em duas partes iguais. Deixe descansar por 20 minutos na bancada.
5Unte e enfarinhe duas assadeira de pão de forma. Abra cada uma das massas, enrole como se fosse um rocambole e coloque-as na forma. Deixe fermentar por 90 minutos.
6Enquanto isso, misture os ingredientes da decoração em um tigela até ficar com um aspecto de farofa.
7Quando a fermentação estiver na metade do tempo (45 minutos), pincele o topo dos pães com o ovo batido e salpique a cobertura por cima. Deixe fermentar novamente até completar o restante do tempo. Asse a 180° C forno pré aquecindo por cerca de 25 minutos.

Prepare e aproveite a receita, sem dúvida é ótima!

Saudações Gastronômicas!

Confira o vídeo da realização da receita:

 

Alessandro Eller

(203Publicações)

O apresentador Alessandro Eller é uma das maiores referências da gastronomia capixaba. O Chef, que a mais de 10 anos está a frente de programas de culinária na tv, também é coordenador do curso de gastronomia da universidade de Vila Velha e chef do restaurante que recebe seu nome, o Eller Brasa & Sabor. Recebeu o título de Embaixador da Gastronomia Capixaba em 2016 e organiza os principais festivais gastronômicos do Espírito Santo como Santa Teresa Gourmet, Festa da Lagosta de Marataízes, Itaunas e Sabores entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *